Papelaria on-line: As 11 melhores plataformas e como escolhê-las
6 de novembro de 2020
“As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças”. A frase referente à teoria da evolução é válida também para o mundo dos negócios e a adaptação das papelarias ao comércio eletrônico. Isso porque, por mais que você desenvolva a sua atividade há muito tempo, tenha uma clientela fiel e saiba todas as nuances que envolvem a sua área de atuação, é fundamental se manter atualizado e se adequar aos novos tempos. Para isso, a criação de uma papelaria on-line, com certeza, será decisiva para o seu empreendimento.
“Não tem vento favorável para quem não sabe onde vai”. Essa é outra máxima bastante relevante para aqueles que desejam ter uma papelaria on-line, mas não sabem por onde começar. Afinal, embora a transformação digital já faça tenha se iniciado, os novos hábitos de consumo surgidos durante a pandemia do coronavírus fizeram com que essa mudança se acelerasse.
Mas, afinal, se ter uma papelaria on-line é o caminho, qual seria o primeiro passo?
O planejamento para uma papelaria on-line
Como em qualquer outro negócio, a criação de um comércio eletrônico também deve começar pelo planejamento.
Afinal, antes de agir, é necessário pensar em aspectos como a segmentação geográfica de atuação. Isso porque o frete é um fator determinante para aqueles que desejam comprar na sua loja virtual, envolvendo questões como o tempo e o preço da entrega, que precisa ser tão atrativa quanto o valor dos produtos.
Sendo assim, começar uma loja virtual que vende para todo o Brasil pode ser um tiro pela culatra, sendo preferível, talvez, apostar em segmentações menores como estados ou cidades. Isso dará a você e à sua empresa a experiência necessária para poder expandir os negócios.
A divulgação da sua papelaria on-line
Quando tratamos de negócios, não basta fazer, é preciso falar sobre o que está fazendo.
Assim, outro aspecto importante a ser pensado no planejamento do sua e-commerce é a forma de divulgação desse novo empreendimento, levando em consideração quais meios e ferramentas você vai usar. Por exemplo, para vender mais usando o Instagram, assim como outras redes, pense primeiro no público que quer atingir, qual a sua linguagem e como esse público interage neste meio.
As formas de pagamento do e-commerce
Além da divulgação, é fundamental também pensar nas formas de pagamento que a sua papelaria on-line irá fornecer, o que envolve a escolha das plataformas de pagamento e diversos critérios, como as taxas, a praticidade de cada uma delas e a segurança.
Papelaria on-line: Tirando os planos do papel
Feito o planejamento é hora de colocar o e-commerce em prática.
Para isso, será necessária uma plataforma por meio da qual você poderá gerenciar o estoque, incluir e excluir os itens à venda, controlar os preços e as formas de pagamento, analisar a performance, alterar o visual e fazer as mais diversas integrações, inclusive com as redes sociais, que poderão ajudá-lo a divulgar e vender os seus produtos do seu e-commerce.
Qual a plataforma ideal para fazer seu comércio eletrônico crescer?
Diante das muitas opções para a implementação da sua papelaria on-line é necessário observar alguns fatores.
Entre eles, estão:
– Navegabilidade;
– Segurança;
– Design responsivo para os diversos dispositivos;
– Monitoramento de desempenho;
– Velocidade de carregamento;
– Endereço personalizável;
E para ajudar você nesta escolha, a BRW Suprimentos listou quais são as principais plataformas de comércio eletrônico e os seus principais atributos para você poder optar por aquela que mais se adequa à sua papelaria.
- Shopify
– Plataforma inteiramente em português;
– Diversos templates disponíveis (gratuitos e pagos);
– Personalização com a própria marca;
– Loja virtual com design responsivo;
– Integração com o Pixel do Facebook;
– Apreciação gratuita por 14 dias. - Wix
– Plataforma simples e intuitiva;
– Design responsivo;
– Template com possibilidade de personalização;
– Opção de agendamento on-line e pagamento direto pelo site;
– Possibilidade de edição e otimização para dispositivos mobile;
– Otimização para SEO de maneira simples;
– Versão gratuita com alternativas de template, hospedagem segura e suporte;
– Integração via PayPal e pagamento via cartão de débito e crédito e boleto, sem cobrar comissão;
– Sistema de gerenciamento para pagamentos;
– Acompanhamento de entregas; - Magento
– Planos com preços acessíveis;
– Uso de extensões grátis;
– Flexibilidade na personalização;
– Período grátis para avaliação;
– Acompanhamento de vendas em tempo real;
– Templates prontos;
– Integração com marketplace;
– Integração com PagSeguro; - Tray
– Empresa com mais de 16 anos no mercado;
– Plataforma de código aberto;
– Mais de 200 recursos disponíveis;
– Suporte via web e telefone;
– Integração com marketplaces;
– Planos para pequenas e grandes empresas;
– Diversos templates responsivos; - Nuvemshop
– Uma das principais plataformas de e-commerce da América Latina;
– Planos a partir de R$ 49,90 para empresas de qualquer tipo e tamanho;
– Ferramenta de automação de vendas;
– Integração com redes sociais;
– Cursos, e-Books e vídeos para aqueles que querem se aperfeiçoar;
– Teste grátis por 15 dias;
– Layouts personalizáveis;
– Gerenciamento simples;
– Integração com serviços de pagamento e frete;
– Aplicativo para gerenciamento. - Vtex
– Principal plataforma de e-commerce na nuvem;
– Configuração feita de qualquer dispositivo;
– Layout responsivo;
– Funcionalidade para venda em apenas um clique;
– Integração de lojas off-line; - Loja Integrada
– Plataforma gratuita;
– Criação e configuração rápida e fácil;
– Integração com redes sociais e plataformas de pagamento;
– Templates responsivos e personalizáveis;
– Relatório de vendas com ranking de faturamento; - Linx Commerce
– Planos personalizados;
– Integração com ERPs;
– Integração com Mercado Livre;
– Personalização;
– Busca interna. - Betalabs
– ERP Nativo;
– Integração com a loja física;
– Integração com marketplaces;
– Dois tipos de planos disponíveis.;
– Não cobra percentual de vendas.
– Design responsivo;
– Diversas opções de pagamento;
– API aberta. - WooCommerce
– Integrado ao WordPress para transformar blogs ou sites em lojas virtuais;
– Compatibilidade com diversos plugins;
– Recomendada para pequenos negócios, blogueiros ou influenciadores que já possuem um site em WordPress. - Drupal
– Plataforma de código aberto;
– Possibilidade de modificação;
– Indicado para usuários com experiência em desenvolvimento;
– Módulos com instalação fácil;
– Diversidade de extensões e plugins;
Agora que já conhece as principais plataformas para a criação de um e-commerce e quais os critérios que deve avaliar antes de escolhe-la, você já está preparado para escrever em definitivo a história da sua papelaria on-line.
< Post anterior
Lápis para desenho: conheça os diferentes tipos
Próximo post >
Bullet Journal e Planner: qual a melhor opção?
-
16.05 • Giz líquido, como usar?