Blog

Receba conteúdos de qualidade em primeira mão!

Papelaria on-line: As 11 melhores plataformas e como escolhê-las

6 de novembro de 2020

“As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças”. A frase referente à teoria da evolução é válida também para o mundo dos negócios e a adaptação das papelarias ao comércio eletrônico. Isso porque, por mais que você desenvolva a sua atividade há muito tempo, tenha uma clientela fiel e saiba todas as nuances que envolvem a sua área de atuação, é fundamental se manter atualizado e se adequar aos novos tempos. Para isso, a criação de uma papelaria on-line, com certeza, será decisiva para o seu empreendimento.

“Não tem vento favorável para quem não sabe onde vai”. Essa é outra máxima bastante relevante para aqueles que desejam ter uma papelaria on-line, mas não sabem por onde começar. Afinal, embora a transformação digital já faça tenha se iniciado, os novos hábitos de consumo surgidos durante a pandemia do coronavírus fizeram com que essa mudança se acelerasse.

Mas, afinal, se ter uma papelaria on-line é o caminho, qual seria o primeiro passo?

O planejamento para uma papelaria on-line

Como em qualquer outro negócio, a criação de um comércio eletrônico também deve começar pelo planejamento.

Afinal, antes de agir, é necessário pensar em aspectos como a segmentação geográfica de atuação. Isso porque o frete é um fator determinante para aqueles que desejam comprar na sua loja virtual, envolvendo questões como o tempo e o preço da entrega, que precisa ser tão atrativa quanto o valor dos produtos.

Sendo assim, começar uma loja virtual que vende para todo o Brasil pode ser um tiro pela culatra, sendo preferível, talvez, apostar em segmentações menores como estados ou cidades. Isso dará a você e à sua empresa a experiência necessária para poder expandir os negócios.

A divulgação da sua papelaria on-line
Quando tratamos de negócios, não basta fazer, é preciso falar sobre o que está fazendo.

Assim, outro aspecto importante a ser pensado no planejamento do sua e-commerce é a forma de divulgação desse novo empreendimento, levando em consideração quais meios e ferramentas você vai usar. Por exemplo, para vender mais usando o Instagram, assim como outras redes, pense primeiro no público que quer atingir, qual a sua linguagem e como esse público interage neste meio.

As formas de pagamento do e-commerce
Além da divulgação, é fundamental também pensar nas formas de pagamento que a sua papelaria on-line irá fornecer, o que envolve a escolha das plataformas de pagamento e diversos critérios, como as taxas, a praticidade de cada uma delas e a segurança.

Papelaria on-line: Tirando os planos do papel

Feito o planejamento é hora de colocar o e-commerce em prática.

Para isso, será necessária uma plataforma por meio da qual você poderá gerenciar o estoque, incluir e excluir os itens à venda, controlar os preços e as formas de pagamento, analisar a performance, alterar o visual e fazer as mais diversas integrações, inclusive com as redes sociais, que poderão ajudá-lo a divulgar e vender os seus produtos do seu e-commerce.

Qual a plataforma ideal para fazer seu comércio eletrônico crescer?
Diante das muitas opções para a implementação da sua papelaria on-line é necessário observar alguns fatores.

Entre eles, estão:
– Navegabilidade;
– Segurança;
– Design responsivo para os diversos dispositivos;
– Monitoramento de desempenho;
– Velocidade de carregamento;
– Endereço personalizável;

E para ajudar você nesta escolha, a BRW Suprimentos listou quais são as principais plataformas de comércio eletrônico e os seus principais atributos para você poder optar por aquela que mais se adequa à sua papelaria.

  1. Shopify
    – Plataforma inteiramente em português;
    – Diversos templates disponíveis (gratuitos e pagos);
    – Personalização com a própria marca;
    – Loja virtual com design responsivo;
    – Integração com o Pixel do Facebook;
    – Apreciação gratuita por 14 dias.
  2. Wix
    – Plataforma simples e intuitiva;
    – Design responsivo;
    – Template com possibilidade de personalização;
    – Opção de agendamento on-line e pagamento direto pelo site;
    – Possibilidade de edição e otimização para dispositivos mobile;
    – Otimização para SEO de maneira simples;
    – Versão gratuita com alternativas de template, hospedagem segura e suporte;
    – Integração via PayPal e pagamento via cartão de débito e crédito e boleto, sem cobrar comissão;
    – Sistema de gerenciamento para pagamentos;
    – Acompanhamento de entregas;
  3. Magento
    – Planos com preços acessíveis;
    – Uso de extensões grátis;
    – Flexibilidade na personalização;
    – Período grátis para avaliação;
    – Acompanhamento de vendas em tempo real;
    – Templates prontos;
    – Integração com marketplace;
    – Integração com PagSeguro;
  4. Tray
    – Empresa com mais de 16 anos no mercado;
    – Plataforma de código aberto;
    – Mais de 200 recursos disponíveis;
    – Suporte via web e telefone;
    – Integração com marketplaces;
    – Planos para pequenas e grandes empresas;
    – Diversos templates responsivos;
  5. Nuvemshop
    – Uma das principais plataformas de e-commerce da América Latina;
    – Planos a partir de R$ 49,90 para empresas de qualquer tipo e tamanho;
    – Ferramenta de automação de vendas;
    – Integração com redes sociais;
    – Cursos, e-Books e vídeos para aqueles que querem se aperfeiçoar;
    – Teste grátis por 15 dias;
    – Layouts personalizáveis;
    – Gerenciamento simples;
    – Integração com serviços de pagamento e frete;
    – Aplicativo para gerenciamento.
  6. Vtex
    – Principal plataforma de e-commerce na nuvem;
    – Configuração feita de qualquer dispositivo;
    – Layout responsivo;
    – Funcionalidade para venda em apenas um clique;
    – Integração de lojas off-line;
  7. Loja Integrada
    – Plataforma gratuita;
    – Criação e configuração rápida e fácil;
    – Integração com redes sociais e plataformas de pagamento;
    – Templates responsivos e personalizáveis;
    – Relatório de vendas com ranking de faturamento;
  8. Linx Commerce
    – Planos personalizados;
    – Integração com ERPs;
    – Integração com Mercado Livre;
    – Personalização;
    – Busca interna.
  9. Betalabs
    – ERP Nativo;
    – Integração com a loja física;
    – Integração com marketplaces;
    – Dois tipos de planos disponíveis.;
    – Não cobra percentual de vendas.
    – Design responsivo;
    – Diversas opções de pagamento;
    – API aberta.
  10. WooCommerce
    – Integrado ao WordPress para transformar blogs ou sites em lojas virtuais;
    – Compatibilidade com diversos plugins;
    – Recomendada para pequenos negócios, blogueiros ou influenciadores que já possuem um site em WordPress.
  11. Drupal
    – Plataforma de código aberto;
    – Possibilidade de modificação;
    – Indicado para usuários com experiência em desenvolvimento;
    – Módulos com instalação fácil;
    – Diversidade de extensões e plugins;

    Agora que já conhece as principais plataformas para a criação de um e-commerce e quais os critérios que deve avaliar antes de escolhe-la, você já está preparado para escrever em definitivo a história da sua papelaria on-line.