Blog

Receba conteúdos de qualidade em primeira mão!

Qual a melhor mídia social para minha papelaria?

5 de fevereiro de 2021

Qual a melhor mídia social para minha papelaria?

 

 

Um dado curioso: você sabia que o Brasil é o 3° país no ranking mundial dos que mais passam horas nas mídias sociais? São nada menos que 3 horas e 31 minutos dedicados a acessar os famosos aplicativos como Facebook, Instagram, Tiktok etc.

 

A pesquisa é referente ao ano de 2019, e foi feita pela principal consultoria do mundo sobre o tema, a App Annie. Vale lembrar que, atualmente, esse número já deve ter aumentado ainda mais! 

 

Pensando nisso, é hora de escolher a melhor mídia social para incluir a sua papelaria e aproveitar para encontrar todos esses clientes que estão on-line esperando para comprar. Além disso, estar presente nas mídias sociais é uma das melhores estratégias de marketing que sua papelaria pode fazer. 

 

Mas e como escolher a melhor rede social para uma papelaria?

 

É o que vamos te explicar no decorrer do artigo. Confira!

 

Mídia social: como escolher?

 

Tão importante quanto ter um site, é estar presente também nas diversas mídias sociais que existem. Como foi visto, o brasileiro é um dos povos que mais permanece on-line curtindo os aplicativos, tanto para entretenimento como para fazer compras.

 

Além disso, verificar a reputação de uma empresa ou estabelecimento nas mídias sociais é uma atitude corriqueira tomada pelos consumidores para descobrir se vale ou não a pena se tornar cliente, e geralmente as opiniões dos outros consumidores servem de base para os novos interessados.

 

Agora, vamos entender melhor sobre cada uma das mídias sociais!

 

Facebook

Esta mídia social será a primeira citada, não por acaso, mas por ser a mais utilizada no Brasil, com 130 milhões de brasileiros inscritos, dentre as 2,7 bilhões de contas em todo o planeta.

 

É muito interessante para gerar negócios, reunindo diversas funcionalidades em um só lugar. Dessa forma, você pode criar conteúdo de qualidade para sua papelaria e divulgar no feed, além de poder gravar vídeos, entre outros. O Facebook também conta com postagens patrocinadas, que podem trazer muito retorno se bem-feitas.  

 

WhatsApp

É a segunda rede social mais utilizada no Brasil, atrás do Facebook, sendo uma excelente ferramenta de vendas. Antes de tudo, é interessante que você tenha um número corporativo para sua papelaria e use exclusivamente para esse fim. 

 

Dessa forma você disponibiliza o número e usa para tirar dúvidas, apresentar produtos, mostrar novidades, mandar promoções etc. Além disso, você pode criar grupos referentes ao tema e agrupar pessoas interessadas no assunto e clientes potenciais. 

 

Ou seja, o WhatsApp também pode ser muito útil para seu negócio.

 

Youtube

O YouTube já chegou à marca de 105 milhões de brasileiros assistindo e postando vídeos na rede. É uma mídia social muito interessante para mostrar vídeos com passo a passo e demonstração de produtos da sua papelaria.  

 

É uma excelente forma de distribuir o seu conteúdo para um grande número de pessoas, utilizando vídeos de qualidade.

 

Instagram 

Por fim, o Instagram é a quarta mídia social mais utilizada no Brasil, com 95 milhões de usuários. Ela foi a primeira a surgir em versão exclusiva por aplicativo e, hoje em dia, é amplamente utilizada por empresas, inclusive para vendas. 

 

É uma forma prática de divulgar seus conteúdos de forma visual, afinal é uma mídia social que é feita praticamente por imagens. Além disso, ela conta com os stories, o IGTV e as lives, que podem ser exploradas para mostrar seus produtos e seus bastidores, como forma de humanização do conteúdo.

 

Conclusão

A internet é a melhor forma de ficar mais próximo do seu público, mesmo estando longe. É importante analisar estrategicamente para entender qual faz mais sentido para o seu negócio, acompanhando os dados e percebendo onde seu público-alvo está inserido.

 

Além disso, ao escolher a mídia social que se enquadre ao seu negócio, é necessário criar um planejamento dos conteúdos e postagens, com prazos estipulados. De forma geral, o orçamento gasto para esta finalidade também não é alto, por isso vale a pena o investimento. 

Para acessar dicas de como vender mais pelo Facebook e Instagram, leia este artigo: Facebook e Instagram: como vender mais na volta às aulas pelas redes sociais?

 

E então, em qual mídia social a sua papelaria está presente?