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Descubra as 6 principais dicas de marketing para papelaria!

13 de junho de 2019

Não importa o tamanho do empreendimento, algumas dicas de marketing são sempre bem-vindas. Ainda mais porque essa disciplina não trata apenas da divulgação dos seus produtos de papelaria, mas traz consigo todo um corpo de conhecimento sobre mercado, vendas, distribuição e outros assuntos importantes.

Ou seja, aprender sobre marketing é conscientizar-se sobre toda a teia de relações que devem ser estabelecidas para que um negócio seja bem-sucedido. Pronto para criar essa consciência de todo, dando um passo adiante no crescimento da sua papelaria?

Neste artigo, oferecemos as 6 principais dicas para você compreender melhor de onde vem, onde está e para onde vai o seu negócio, nos termos do mercado. Vamos, ainda, discutir em detalhes o papel das estratégias de marketing para cumprir esses objetivos. Acompanhe!

Por que ter estratégias de marketing bem desenvolvidas?

A palavra marketing, se traduzida ao pé da letra, significa “mercado”. Com o tempo, no entanto, a acepção desse termo evoluiu para muito mais do que apenas isso.

Pensar em marketing, hoje, significa trazer à tona discussões sobre cadeias de distribuição, fornecedores, posicionamento de negócios face aos clientes e concorrentes e muito mais. São temas que, com certeza, vão contribuir enormemente para a sua veia empreendedora.

Ações de marketing, sobretudo, não existem isoladamente. Para que seja aplicado nos negócios, esse campo do conhecimento requer planejamento, documentação do que foi planejado, análise de números e ajustes — e não, isso não é tão complexo quanto parece.

Nas dicas a seguir, vamos mostrar que, pelo contrário, implementar ideias simples de organização vai simplificar o seu dia a dia. Em pouco tempo, a aplicação dessas dicas vai se converter em mais lucros, menos tempo gasto e menos dores de cabeça para você.

Quais as principais dicas de marketing para papelaria?

Nossas 6 dicas estão organizadas didaticamente, para que você comece a pensar o seu negócio pelos fundamentos. Não importa se ele já está funcionando a todo vapor. É perfeitamente possível “trocar o pneu com o carro andando” e realizar ajustes partindo da forma como você trabalha atualmente. Veja como enriquecer suas estratégias de marketing com dicas bem simples e práticas!

1. Conheça o seu público-alvo

Envolver-se diariamente com os clientes é uma enorme fonte de informação para o negócio. No entanto, examinar a fundo a psicologia dos seus consumidores exige que você se coloque em uma posição de distanciamento.

Por exemplo, você já parou para pensar quantas afinidades existem entre eles, do ponto de vista de suas exigências, gostos e formas de pensar o mundo? O marketing — mais especificamente o marketing digital — desenvolveu um recurso muito interessante para quem quer conhecer o seu consumidor-alvo.

As buyer personas são categorizações das preferências deles, que, organizadas, formam um personagem. Se tiver um tempo para pesquisar sobre elas, ótimo.

Se não, tente ficar a par ao menos das características mais gerais das pessoas que frequentam sua papelaria: poder aquisitivo, idade, posição nas empresas em que trabalham, dores e problemas.

2. Invista no atendimento

O atendimento se relaciona ao marketing na medida em que não existe publicidade que se sustente quando oferece um produto ruim ou mal elaborado. Se a experiência das pessoas na sua loja não for boa o suficiente, elas não voltarão, e isso não se repara com sorrisos e frases bem boladas.

Um bom atendimento se consegue, principalmente, com a organização dos processos dentro da loja — estoque, organização de prateleiras, recebimento de pedidos, pagamentos no caixa etc. — e treinamento dos vendedores.

Lembre-se de que é o seu time de atendimento que vai ajudá-lo a traçar o perfil do consumidor ideal. Ele deve estar sintonizado com o marketing da loja também nesse sentido.

3. Faça divulgação online

O marketing digital é mais barato e mais fácil de medir que o marketing tradicional. Claro, os dois modelos têm suas vantagens, então, o ideal é que trabalhem juntos.

Jamais ignore a quantidade de pessoas que buscam por produtos no Google como aqueles que você vende todos os dias. Esse número cresce a cada ano e atinge faixas etárias e perfis de consumidores dos mais diversos.

Esteja presente no Google com um site e anúncios pagos. Há também estratégias para investir em conteúdo de qualidade, aparecendo nas primeiras páginas sem pagar.

4. Aposte nas redes sociais

As pessoas passam horas de seus dias navegando no Instagram, no Facebook e em outras redes e mídias sociais. Embora a relação delas com as compras nessas plataformas seja menos direta do que no Google, é necessário estar presente lá para fazer a sua marca reconhecida.

Além disso, os canais sociais são ótimos para lidar com os clientes e potenciais clientes no cotidiano, ouvindo deles mesmos suas dúvidas, problemas e sugestões.

5. Invista em divulgação no ponto de vendas

O ponto de vendas deve se apresentar como a continuidade do marketing da sua papelaria, seja ele tradicional, seja ele digital, seja ele composto de ambos. Estratégias de divulgação nos pontos onde você comercializa seus produtos são simples e eficazes.

Para que elas deem certo, é necessário contar com a organização visual de cartazes de promoções, uma boa ordenação das prateleiras, vendedores instruídos a oferecer kits com descontos e outras ações semelhantes.

6. Adote a cultura dos números

Falar sobre marketing é falar sobre planejar, executar, medir e ajustar. Logo, o “medir” é fundamental para o seu negócio. É ele que vai determinar o sucesso e o fracasso das suas campanhas, e não opiniões subjetivas.

Adote a cultura dos números e faça diagnósticos precisos. Entenda onde está o problema, suas causas objetivas e o que deve ser feito para solucioná-lo.

E lembre-se: não existe marketing bom se aquilo que você oferece na sua papelaria não é suficiente para satisfazer o interesse dos clientes. Por isso, recomendamos que você mantenha um ótimo mix de produtos, além de uma boa organização nas prateleiras e um rígido controle de estoque.

Como você deve ter notado com as dicas de marketing que oferecemos, essa área do conhecimento vai bem além das campanhas de divulgação daquilo que você vende. Ela pressupõe um entendimento global das estratégias do seu negócio e de como lidar com os clientes e o mercado, pensando na sua organização no dia a dia.

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