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TikTok: Sua papelaria fazendo a diferença em poucos segundos

11 de dezembro de 2020

“Você tem 15 segundos da minha atenção!”.

Se alguém lhe fizesse essa oferta, o que você faria? Será que é possível ser impactante em tão pouco tempo?

Com o TikTok, sim!

Por meio dessa rede social muitas pessoas e empresas, inclusive papelarias, têm conseguido se virar nos 15 para gerar engajamento e criar relacionamento.

Isso porque, nos dias de hoje, em que a oferta de conteúdo é cada vez maior, receber a atenção exclusiva de alguém, mesmo que por um curto espaço de tempo, é sem dúvida, uma honra.

E tem muita gente disposta a ceder esse tempo.

Reunindo um público que, em sua maioria, está na faixa etária entre 16 e 24 anos, o TikTok tem a maioria dos usuários (90%) usando a rede social mais de uma vez por dia e ali permanecendo, em média, durante 52 minutos. Ou seja: o tempo disponível para assistir a 346 vídeos de 15 segundos.

E foi dessa maneira, investindo no alto poder viral de vídeos, que o TikTok conquistou, em apenas quatro anos, uma posição entre os 4 principais aplicativos do mundo.

Saiba a seguir como o aplicativo mais baixado da terra em 2019 pode ser uma ótima plataforma para a sua papelaria!

 

TikTok: O que é e como funciona?

Nascido na China, o TikTok é uma plataforma com mais de 800 milhões de usuários ativos mensais e que, rapidamente, subiu da 269ª colocação para a 4ª na lista global de downloads.

Como? Apostando em vídeos curtos e virais que podem ser criados de maneira simples.

Para isso, invés de criar uma rede com algoritmo que funciona de maneira semelhante às demais, o TikTok fez diferente para fazer a diferença.

Assim, nesta rede social é possível ter muitas visualizações mesmo que o usuário tenha poucos seguidores. Isso porque, ali, você assiste não só aos vídeos dos seus amigos, mas sim os conteúdos que podem despertar seu interesse de acordo com o seu perfil.

Na aba “For You” (ou “Para você”, em português) são recomendadas as publicações segundo o tipo de conteúdo que você criou, bem como as suas curtidas, comentários, compartilhamentos e quem você segue.

Além disso, é levado em consideração também as informações contidas nos vídeos, como as legendas, músicas, hastags e efeitos, bem como as informações fornecidas pelo próprio usuário na configuração da conta, como o idioma e o país de origem.

É dessa forma, oferecendo um conteúdo personalizado para cada usuário, que o TikTok consegue prender muitas pessoas ao mesmo tempo em que oferece a liberdade quanto às diversas possibilidades de criação.

Assim, se o público já está usando o TikTok em grande escala, é também o momento de as empresas fazerem o mesmo.

 

Por que a sua papelaria deve estar no TikTok?

Porque atingir um grande número de pessoas por meio de um vídeo, até então, era tarefa difícil. Assim, até o mercado publicitário se tornou sujeito a um fracasso ao ver os seus materiais altamente elaborados sendo descartados em detrimento de outros mais espontâneos e engraçados.

Por isso, o que o TikTok fez foi dar a todos a possibilidade da viralização de maneira simples.

E a sua papelaria também tem essa chance.

Para isso, é preciso levar em conta o fato de que muitas empresas menosprezaram o poder dessa rede social e, por isso, ainda não estão lá pelo fato de não saberem como se relacionar com o público jovem.

Assim, a sua papelaria pode (e deve) sair na frente para se tornar uma referência e arrebatar antes o público sem precisar investir grandes quantias ou até mesmo a custo zero.

Além disso, outro fator relevante é que as papelarias têm um grande arsenal para se comunicar com o público do TikTok. Basta saber como usar.

 

Quais conteúdos sua papelaria pode publicar no TikTok?


Antes de a sua papelaria produzir conteúdos no TikTok é preciso ter uma questão em mente: não use a rede para vender produtos de maneira direta. Para realizar essa função existem plataformas mais eficientes, como o Instagram e, principalmente, o e-commerce.

Dito isso, é fundamental que, uma vez presente no TikTok a sua papelaria aja como os TikTokers.

Dessa maneira, use a rede para criar um relacionamento mais próximo com o consumidor e fortalecer a sua marca por meio de uma abordagem informal. Para isso, crie vídeos que remetam à rotina da empresa e também produza conteúdos que mostrem como os seus produtos podem ser usados, seja os materiais escolares ou os materiais de escritório.

Mostrar a aplicação dos lápis para desenho ou a criação de lettering e caligrafia pode ser um ótimo caminho, afinal, você não mostra apenas o produto, mas sim como ele vai ser usado na prática.

Dessa maneira, o conteúdo que você criar pode ser atrativo não apenas no TikTok, mas também em outras redes.

 

Como criar os conteúdos da sua papelaria no TikTk?


Como citamos anteriormente, um dos principais objetivos do TikTok é dar ao usuário comum o poder de criar um vídeo viral. Assim, da mesma forma que a sua papelaria fornece materiais para a criação de inúmeras artes, o TikTok fornece a você diversas ferramentas.

Dessa forma, milhares de áudios e músicas podem ser usadas, por exemplo, para colocar um papel dialogando com uma caneta sem precisar de nenhum outro aplicativo para isso.

Para ampliar ainda mais o alcance do seu vídeo use também as hastags e capriche na legenda, usando poucas e acertadas palavras para atingir em cheio o seu público-alvo, que ao ser impactado pode usar a ferramenta de mensagens para interagir diretamente com você, além de curtir e compartilhar o seu conteúdo.

Além disso, os vídeos podem ser editados usando emojis, filtros e efeitos especiais para fazer sucesso sem ser nenhum Steven Spielberg.

 

Quer ir além? Use o TikTok for business para a sua papelaria!


Além de usar o TikTok como um usuário comum, a sua papelaria pode também usar o TikTok For Business, ferramenta recente por meio da qual é possível criar uma conta corporativa que possibilita a criação de anúncios e dá acesso a dados mais específicos, além de poder incluir no perfil da sua papelaria um botão que leve para o seu site ou e-commerce, por exemplo.

Mas cuidado: assim como no perfil comum, os anunciantes devem usar o TikTok da mesma maneira, ou seja, falando a linguagem do usuário. Assim, a própria plataforma deixa claro esse intuito na página inicial do TikTok For Business: “Don’t make Ads, make TikToks” (não faça anúncios, faça TikToks).

Dessa maneira, falando o próprio idioma, o TikTok revolucionou o mercado de aplicados.

E a sua papelaria, está pronta para revolucionar?