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Drive-thru e delivery: leve produtos e traga clientes para sair da crise

4 de dezembro de 2020

Drive-thru, delivery, venda online, ecommerce. Essas são algumas palavras e práticas que já existiam, mas se tornaram ainda mais importantes neste “novo normal” imposto pela pandemia do coronavírus, que trouxe consigo novos hábitos de consumo.

Assim, as demandas passaram a exigir novas formas de oferta e os serviços de drive-thru e delivery se tornaram ainda mais populares.

Saiba mais sobre como implantar essas práticas e tornar a sua venda mais prática!

Drive-thru

“As pessoas não saem do carro nem para comer!’.

Ao ouvir essa frase vinda do seu chefe, o funcionário Royce Hailey criou o serviço de drive-thru em uma lanchonete de Dallas, no estado norte americano do Texas, em 1931.

E se há 89 anos o drive-thru se mostrou como uma facilidade, nos dias atuais ele se tornou uma necessidade. Afinal, por meio dele é possível comprar e se manter prevenido contra o coronavírus.

Assim, além de trazer maior segurança tanto para os clientes quanto para os colaboradores, o drive-thru afasta os riscos de contaminação enquanto aproxima o mundo físico e o digital ao fazer com que seja possível comprar pela internet, seja pelo e-commerce ou pelo WhatsApp Business, e retirar no local sem sair do carro.

Dessa maneira, o drive-thru pode ser uma ótima alternativa para aqueles que têm a necessidade mais imediata pelos produtos e não estão dispostas a esperar pela entrega feito via delivery, prática que se tornou ainda mais comum para clientes e comércios.

 

Delivery

“Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Mamomé”.

Para os tempos atuais, o ditado pode ser adaptado para: “Se o cliente não vai até a loja, a loja vai até o cliente”.

Se essa é uma facilidade e, para alguns, a única maneira de continuar vendendo, há a possibilidade de ampliar ainda mais o seu potencial.

Mesmo que a maior parte dos comerciantes tenham sido pego de surpresa pela pandemia do coronavírus, a adaptação a essa nova realidade é fundamental para que o comércio sobreviva e cresça durante a crise.

Confira abaixo algumas dicas sobre como o delivery pode ser melhor aproveitado pela sua empresa:

 

Vendedor parado? Não! Vendedor adaptado!

Imagine a situação de um cliente que sempre foi bem atendido presencialmente e, quando envia uma mensagem via redes sociais, não recebe a resposta?

Esse é o tipo de incoerência que pode colocar em xeque os muitos anos de relacionamento que você construiu.

Por isso, embora a abordagem pessoal seja, sem dúvidas, fundamental e determinante para quem trabalha com vendas, é preciso que os vendedores também se adaptem aos novos tempos e canais.

Afinal, o “atender bem para atender sempre” é uma das máximas que não caiu em desuso em meio a tantas mudanças e o realocamento de atividades e equipes para o atendimento nos canais digitais como o WhatsApp e o Instagram é um dos caminhos para continuar mantendo a excelência.

 

Quem não se comunica, se trumbica!

Avise aos seus clientes sobre as novas formas de vendas que a sua empresa adotou. Para isso, use a sua base de contatos para informá-los sobre as novidades na sua operação e os novos produtos.

Demonstrar essas funcionalidades mostra que você, assim como os clientes, também se adaptou a essa nova realidade e continua ao lado dele independente das condições adversas.

 

Alta fidelidade

Além de mostrar que você adotou o delivery e o drive-thru, uma das formas mais comuns de demonstrar a proximidade é atuar de maneira personalizada.

Para isso, não é necessário reinventar a roda. Basta, por exemplo, enviar uma mensagem de próprio punho agradecendo pela preferência e demonstrando a sua alegria em tê-lo como cliente.

Exemplo: “Fulano. Ficamos felizes com a sua compra e agradecemos por continuar conosco. #Fiqueemcasa e se cuide. Nós vamos até você e continuaremos sempre juntos. Abraços!”.

Esse é o tipo de mensagem simples, mas determinante para um retorno. Se além dela você enviar um brinde, que pode ser bastante simples, essa pode ser a aliança que vai selar um relacionamento duradouro.

 

Uma compra não acaba quando termina

O cliente escolhe a sua empresa. Você entrega o produto e fim. Fim?

Não!

Hoje em dia, especialmente na pandemia, tudo começa e termina nas redes sociais.

No exemplo da mensagem acima, se o cliente sentir que teve a sua atenção por meio de um gesto de carinho, é bastante provável que isso vá parar nas redes sociais, o que fará com que o seu empreendimento seja notado por outras pessoas de maneira positiva.

Se mantenha atualizado e atualize os seus clientes

O cliente precisa do seu produto. Procura sua empresa no Google. Vê que a sua empresa está aberta, mas chegando lá dá com a cara na porta.

Esse é o tipo de situação fará com que você acabe abrindo as portas da concorrência para um cliente que era, ou poderia ser, seu.

Assim, mantenha sempre o Google Meu Negócio atualizado com as informações corretas sobre o seu horário de funcionamento. Essa questão é fundamental, especialmente para as pessoas que estão nas proximidades e poderão contar com o seu serviço de delivery ou drive-thru.

 

Quanto tempo demora?

Informe sempre ao cliente e seja transparente com relação ao tempo de entrega. Para isso, leve também em consideração que um cliente ao lado da sua empresa receberá mais rápido do que alguém que está do outro lado da cidade.

Além disso, é preciso sempre levar em consideração o fato de que, se alguém comprou, ele quer receber esse produto o mais rápido possível. Assim, se você prometer entregar em 30 minutos, faço-o neste tempo ou em tempo menor, o que aumentaria ainda mais a satisfação com relação aos serviços.

E agora, já está pronto para levar os seus produtos e elevar as vendas?