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Crescer na crise? Lojas de aviamento, os armarinhos, conseguiram!

27 de julho de 2020

A necessidade é a mãe da invenção! Essa frase, assim como em muitas outras ocasiões, se mostrou verdadeira durante a pandemia do Coronavírus. Isso porque, embora a Covid-19 tenha impactado também a saúde econômica, a tendência do “faça você mesmo” ou DIY (“do it yourself”, do inglês) se mostrou como um caminho para superar as dificuldades. Assim, seja para distrair ou comercializar, o artesanato fez com que a busca por materiais tenha aumentado nas lojas de aviamento, os famosos armarinhos, que estão se tornando cada vez mais famosos. Saiba o porquê e como aumentar ainda mais as vendas.

 

Por que as vendas em armarinhos cresceram durante a pandemia?

Primeiro surgiu a necessidade: a crise no mercado formal de trabalho, a exigência pelo uso de máscaras, a precisão de uma renda-extra, o maior tempo em casa e a privação de outras distrações.

 

A partir daí, nasceu a invenção: o artesanato.

 

A recomendação do Ministério da Saúde e a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos e privados fez com muitos encontrassem uma inconveniência enquanto outros viram uma oportunidade. Afinal, confeccionar máscaras para serem vendidas elevou as buscas por tecidos, elásticos e tesoura para tecidos diante da possibilidade de criar produtos diferenciados, mais anatômicos e com estampas personalizadas.

 

O artesanato em números

As máscaras são apenas um exemplo praticado por 24 milhões de brasileiros que investiram em formas alternativas e independentes de trabalho segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Uma dessas maneiras autônomas foi o artesanato como renda-extra, o que aumentou a busca por materiais que habitualmente tem uma elevação em datas como carnaval, natal e festas juninas.

 

Assim, o que antes era sazonal passou a ser permanente, ampliando a estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo o qual o artesanato é a principal fonte de renda para 10 milhões de pessoas.

 

Entretanto, mesmo antes do surgimento do coronavírus o artesanato já era apontada como uma alternativa nos tempos de crise. É o que mostra a pesquisa realizada em 2017 pela plataforma digital Clube de Artesanato, segundo a qual a complementação da renda familiar seria a motivação para que 49% dos 3.649 entrevistados trabalhassem com o artesanato. Além disso, a mesma pesquisa revelou que a renda de 31% dos artesãos sustenta entre duas e quatro pessoas e também que a atividade ajudou 56% dos artesãos em momentos de dificuldade.

 

Como transformar tempo em dinheiro?

Responsáveis por movimentar cerca de R$ 50 bilhões todos os anos no Brasil (3% do Produto Interno Bruto), segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os artesãos não são os únicos a colocar a mão na tesoura.

 

Isso porque muitas pessoas sempre tiveram o desejo de desenvolver o lado artístico, mas nunca tiveram tempo para isso. Dessa maneira, o isolamento social se configurou como uma oportunidade.

 

Por outro lado, a quarentena também despertou muito estresse e ansiedade, questões para as quais o artesanato pode ser visto como um caminho de escape.  

 

Além disso, outro fator determinante para o aumento nessa produção, foi o incentivo ao comércio local. Uma dessas iniciativas é o movimento Compre do Pequeno, criado pelo Sebrae com o objetivo de valorizar micro e pequenos negócios, responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil. No caso dos armarinhos, o comércio varejista contava com 30.862 empresas no Brasil em 2018 que empregavam 74.244 pessoas. Já o comércio atacadista deste setor correspondia a 1.929 empresas que empregavam 13.465 pessoas de acordo com as empresas que declararam RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) naquele ano.

 

Dicas para armarinhos aumentarem suas vendas

Se a pandemia do Coronavírus criou novos hábitos de consumo, é preciso se adaptar ao “novo normal”. Dessa forma, a BRW Suprimentos separou algumas dicas para que as lojas de aviamentos ampliem suas vendas. Confira:

 

Serviços de Entrega

Se em alguns municípios o comércio está proibido de abrir as portas, isso não significa que eles não possam comercializar os seus produtos de outra forma. Assim, o serviço de entrega, seja com um motoboy próprio ou por meio de aplicativos, tem sido uma saída para a saída de produtos. Isso porque a entrega via delivery proporciona comodidade e evita o risco de exposição tanto para clientes quanto para colaboradores.

 

Relacionamento via WhatsApp

A facilidade e praticidade do atendimento por meio de aplicativos de mensagem é outra forma de venda que cresceu durante a pandemia. Para isso, utilize as funcionalidades do WhatsApp Business para fazer com que os negócios disparem.

 

Confira em nosso blog como usar o WhatsApp Business para aumentar as vendas.

 

Aumente a oferta de produtos no armarinho

Ter uma variedade maior de produtos faz com que o armarinho atinja públicos variados. Dessa forma, artesãos, donas de casa e decoradores podem encontrar na sua loja de aviamentos tudo aquilo que estão procurando.

 

Invista nas redes sociais da sua loja de aviamento

As redes sociais tiveram um aumento de engajamento durante a pandemia. E, se esse já era um canal bastante eficiente na divulgação, agora ele é mais ainda.

 

Para prestar um serviço realmente eficaz para os seus clientes, invista na produção de conteúdo que mostre como os produtos podem ser usados. Afinal, não é uma estratégia eficiente oferecer o produto para quem não sabe como usá-lo. Por isso, um conteúdo prático pode fazer com que as vendas aumentem na prática.

 

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