WhatsApp Business: Porquê e como usar a ferramenta para aumentar as vendas
29 de junho de 2020
Dia 3 de maio de 2009. Essa é a data em que foi lançado o WhatsApp. De lá para cá muita coisa mudou, mas um fato continua constante: o aumento no número de usuários. Atingindo a marca de 2 bilhões em fevereiro de 2020, o aplicativo de mensagens revolucionou a forma com que nos comunicamos, sendo possível, de maneira prática e rápida, fazer o envio de textos, fotos, vídeos, áudios, figurinhas e documentos. Além disso, o aplicativo também tem revolucionado o mercado por meio do WhatsApp Business. Saiba mais sobre ele e como usá-lo para aumentar as suas vendas.
Por que usar o WhatsApp Business?
Porque, assim como o aplicativo de uso pessoal proporciona facilidade ao possibilitar se comunicar com parentes e amigos, o formato Business é uma forma simples e eficiente de se comunicar com os clientes.
Dessa maneira, as empresas podem aproveitar o fato de que os consumidores estão frequentemente verificando o aplicativo e, neste espaço, criar oportunidades de negócios.
Qual a diferença entre o WhatsApp convencional e o WhatsApp Business?
A principal distinção entre a usabilidade normal do Whats App e a sua versão business se deve justamente ao fato de que o Whats App para empresas ter sido criado para ajudar contas comerciais a ampliar os negócios.
Dessa maneira, há diversas funcionalidades que estão disponíveis nas contas comerciais que podem ser exploradas como a descrição dos seus serviços, horário de funcionamento, site, e-mail e endereço físico com link para o Google Maps. Assim, além das facilidades para os clientes, a sua empresa transmite uma imagem mais profissional. Esse benefício está atrelado ao fato de que o Whats App Business pode ser usado com um número de telefone fixo e, em um mesmo dispositivo, é possível usar a conta pessoal e profissional.
Além disso, a versão voltada à empresas traz facilidades como as respostas instantâneas, que respondem automaticamente às dúvidas mais comuns. Assim, você não precisa se preocupar em responder dúvidas corriqueiras e se concentra apenas nas questões estritamente necessárias.
Como usar o Whats App Business para vender mais?
Crie mensagens automáticas
Em qualquer empresa, e certamente na sua também, há aquelas perguntas frequentes que você sempre precisa responder. Em alguns momentos, a devolutiva do cliente pode ser o famoso “Só estou dando uma olhadinha”. Entretanto, por trás da pergunta especulativa pode estar uma ótima oportunidade de negócio. Assim, é necessário atender sempre com a mesma atenção e o Whats App permite fazer isso de maneira automática. Veja alguns exemplos que podem ser aplicados em mensagens automáticas:
– Cumprimentos
Olá, tudo bom? Sou o Fernando, vendedor da BRW Suprimentos Escolares e Escritório. Como posso ajudá-lo?
– Lembrete
Olá, tudo bem? Estou escrevendo para confirmar a conversa que agendamos para hoje. Tudo certo? Tem alguma dúvida?
– Chamada Perdida
Oi. Tudo bem? Liguei há alguns minutos neste número. Posso retornar a ligação mais tarde? Qual horário é melhor para você?
– Promoção
Olá, a caneta esferográfica escrita colorida que você estava interessado está em promoção. ✍️ Vamos conversar sobre esse assunto?
Além desses exemplos é possível comunicar o lançamento de novos produtos, convidar para o agendamento de visitas, acompanhar clientes que demonstraram interesse anterior, fazer a resolução de problemas e enviar mensagens para os seus clientes recorrentes.
Utilize todos os recursos do Whats App
Como comentamos anteriormente, o Whats App conta com diversas funcionalidades para o envio de mensagens de texto, áudio, vídeos, fotos e documentos. Dessa forma, você pode (e deve) utilizar e saber como utilizar todas essas ferramentas.
Assim, além das habituais mensagens de texto você pode se comunicar com o seu cliente enviando fotos bem produzidas dos seus produtos para que o cliente tenha uma maior visibilidade sobre eles. Além disso, novos produtos no estoque ou promoções também pode ser divulgadas dessa maneira.
Envie vídeos úteis
E se as fotos podem ser úteis para os seus clientes, os vídeos também. Assim, use os vídeos com o objetivo de ajudar o seu cliente e agregar valor para ele. Isso porque os vídeos são pesados e, caso eles não sejam realmente úteis, isso pode ser um tiro pela culatra. Sendo assim, use essa funcionalidade, por exemplo, para mostrar os diferenciais do seu produto aos clientes que estão mais próximos de fechar um negócio. Além disso, os vídeos podem ser usados para demonstrar o uso prático dos produtos.
E as mensagens de áudio?
Bem, esse tema é um pouco mais delicado. Se por um lado as mensagens de voz podem criar certa aversão em algumas pessoas, por outro, elas podem criar um vínculo maior com o cliente, demonstrar profissionalismo ou resolver um contratempo com maior facilidade. Assim, ao usar esse tipo de comunicação seja claro e objetivo, sempre informando as questões necessárias para o cliente. Além disso, por meio de uma mensagem de texto, faça uma introdução sobre o áudio que virá a seguir. Por exemplo: Sobre a rigidez da ponta da caneta hidrográfica com ponta pincel, irei enviar um áudio na sequência para esclarecer melhor a sua dúvida.
Use as etiquetas para categorizar os clientes
Clientes recorrentes, clientes novos, urgências, solicitações pendentes, solicitações enviadas. Todas essas categorias podem ser separadas por etiquetas e divididas por cor para que você possa organizar as mensagens e os negócios.
Analise
Sabe quando você envia uma mensagem e fica ansioso por saber se a pessoa leu?
Com o Whats App Business isso pode ser feito em massa. Por meio dos relatórios gerados automaticamente pela ferramenta você pode verificar a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas, além das respostas recebidas pela sua empresa. Dessa forma, o WhatsApp Business possibilita que você verifique a efetividade das suas mensagens e, assim, verificar quais têm dado melhor resultado e quais precisam ser aperfeiçoadas.
Dessa forma, você consegue não só trazer maior agilidade para os seus negócios como também maior efetividade.
< Post anterior
Novos hábitos de consumo, o NOVO NORMAL
-
16.05 • Giz líquido, como usar?