Como fazer promoção de volta às aulas na papelaria? Confira 7 dicas!
20 de dezembro de 2019
As aulas deste ano letivo ainda nem terminaram, e o comércio já está se preparando para alavancar suas vendas na volta às aulas do próximo período. No entanto, os resultados não são automáticos — dependem bastante da estratégia que o lojista adota e do conhecimento, na prática, de como fazer promoção que atraia um público qualificado.
Por isso, compartilharemos com você algumas dicas de como fazer promoção que dão certo para as papelarias aproveitarem a grande procura por materiais escolares no início do ano letivo! Vamos lá!
A importância da volta às aulas para aumentar o faturamento
Segundo uma pesquisa da Picodi, publicada pela MoneyTimes, os gastos com materiais escolares chegam a 22,22% do salário do brasileiro, somando um montante de R$ 454, ou US$ 122, por estudante. No ranking mundial, ficamos em 3º lugar. Isso mostra que o brasileiro direciona um investimento considerável às papelarias.
Se, por um lado, isso significa que o consumidor precisa encontrar formas de economizar, para os proprietários de papelarias, a volta às aulas é o período mais aguardado do ano. No entanto, a concorrência no setor é grande, de modo que, para potencializar as vendas, é muito importante ficar atento a oportunidades de se destacar no mercado e conquistar a atenção do público. Saiba como isso é possível!
As 7 dicas práticas de como fazer promoção no início do ano
1. Crie kits personalizados
Pais, alunos e professores estão em busca do melhor custo-benefício. Assim, promoções especiais e preços baixos atraem com força esse público. Os kits personalizados entram nessas duas estratégias.
Por exemplo, muitos pais têm mais de um filho em idade escolar, então, precisam comprar tudo em dobro (ou o triplo da quantidade). Apostar em promoções do tipo “leve 3, pague 2” é uma ótima opção. É possível também montar kits com os materiais escolares básicos, como apontador, lápis, canetas, cadernos, borracha, lápis de cor etc.
O importante é ficar atento às necessidades do público-alvo e criar kits que atendam à sua demanda.
2. Aposte nos produtos temáticos
Qual criança ou adolescente não gosta de ter seu material estampado com o seu personagem de filme, série, anime ou desenho predileto? Saiba, inclusive, que isso não é exclusividade daqueles em idade escolar. Os produtos temáticos carregam uma identidade muito forte, o que é suficiente para levar os pais a atenderem aos pedidos de seus filhos, mesmo que tais materiais sejam mais caros.
Além de investir naqueles personagens já consagrados, como Mickey, Garfield e Turma da Mônica, fique informado sobre as últimas tendências e o que está fazendo sucesso na TV e na internet.
3. Faça uma boa vitrine
A vitrine é seu cartão de visita. O design, a estrutura e os itens que você seleciona para expor na frente da loja podem ser determinantes na decisão do cliente de entrar ou não.
Na vontade de venderem mais e convencerem o cliente, muitos empreendedores colocam todo o estoque na vitrine. No entanto, isso acaba por gerar uma poluição visual com o excesso de informações que confundem o transeunte. Não dá para “atirar para todos os lados”. Você precisa ter uma estratégia clara e definir o que pretende com a montagem da vitrine, ou seja, qual o seu objetivo principal.
Após decidir isso, siga estes passos:
- selecione produtos especiais, criativos e diferenciados para ficarem expostos e destacarem-se da concorrência. Além disso, tenha certeza de ter o suficiente deles em estoque;
- escolha um produto para dar um destaque especial naquele dia, como um item com um desconto arrebatador ou um lançamento;
- pelo menos, uma vez por semana, mude alguns produtos da vitrine, substituindo aqueles que não estão fazendo sucesso por outros que possam ser mais vendidos. Afinal, algumas pessoas passam na calçada várias vezes por semana e, assim, conhecerão a variedade do seu mix de produtos;
- crie uma decoração temática, que esteja lincada com os produtos. Alguns acessórios são importantes para complementar a decoração, como adesivos, manequins e tecidos de fundo. Eles podem formar um cenário e até contar uma história.
4. Impulsione sua campanha nas redes sociais
Um estudo realizado pela ComScore, divulgado pelo Estadão, revelou que, no Brasil, existem mais de 121 milhões de pessoas conectadas. 88% delas, o equivalente a 114 milhões, acessam redes sociais, pelo menos, uma vez ao mês. Assim, as lojas não podem deixar passar essa oportunidade de alcançar esse público por meio de campanhas em redes sociais. A publicação de conteúdos informativos e a criação de campanhas promocionais são algumas das estratégias que você pode usar.
Além disso, jovens e crianças têm um grande poder de influenciar seus pais. Então, crie concursos no Instagram e no Facebook para interagir com esse público. Você pode, por exemplo, pedir que as pessoas postem fotos utilizando seus produtos e que compartilhem links para concorrer a novos materiais na loja.
5. Dê incentivos
Existem pequenas táticas que podem ser poderosas para atrair clientes, principalmente aqueles que deixam as compras para a última hora. A ideia, então, é fornecer alguns descontos e incentivos durante o período de volta às aulas, tais como:
- brindes a cada determinado volume de compras;
- cupons para a participação em sorteios;
- descontos surpreendentes para as compras nas vésperas da volta às aulas;
- amostras gratuitas de alguns itens mais baratos;
- promoções relâmpagos;
- reembolso e cashback para compras na própria loja.
6. Crie um programa de fidelidade
Pais e alunos costumam indicar boas lojas para seus colegas e conhecidos, porque sempre pesquisam os melhores preços e os produtos diferenciados e de qualidade. Que tal dar descontos para quem indicar outros clientes? Aqueles que compraram com você no ano passado também podem receber incentivos.
Para que isso seja possível, é importante manter um cadastro de seus clientes a fim de fazer essa conferência e conceder os descontos. Dessa forma, você consegue fidelizar o seu público ano após ano.
7. Faça parcerias
Você também pode pensar em como fazer promoção para alunos de instituições parceiras, como faculdades e escolas. Quando você faz esse tipo de convênio, é possível manter kits baseados nas listas solicitadas por elas. Daí, você apresenta um preço fechado. Assim, todos ganham.
A volta às aulas é uma grande oportunidade de aumentar as vendas, potencializar a lucratividade e equilibrar o caixa da papelaria. Não deixe passar essa oportunidade e invista em promoções matadoras para fazer do início do ano letivo um sucesso para o seu negócio!
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