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Lista de material escolar: como preparar sua papelaria?

11 de dezembro de 2019

Como a sua papelaria se prepara para o período de volta às aulas? O gestor da loja precisa ficar atento à lista de material escolar e apresentar uma ampla variedade de itens para pais e alunos. Afinal, o período de retorno às instituições de ensino é o momento com maior rentabilidade para o negócio.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para ajudá-lo a se preparar para essa fase tão importante. Vamos conferir?

Como atender bem à lista de material escolar?

Como você faz as compras de mercadorias para atender aos clientes? Imagina quais são os itens necessários e efetua a compra, faz uma pesquisa nos concorrentes ou acompanha a lista de material escolar das instituições?

Pois é, fica muito difícil saber tudo que as escolas solicitam aos pais se você não tem um filho dessa idade. Porém, a melhor opção para quem tem uma papelaria é formar parceria com as escolas.

Como assim? Elas não precisam (e nem podem!) direcionar as compras para um estabelecimento comercial, todavia, podem ter algumas referências de mercadorias a serem solicitadas e opções para repassar aos pais, caso eles solicitem.

Portanto, a principal dica para se sair bem no retorno às aulas é conhecer a lista de material escolar das principais instituições de ensino da sua cidade. Procure manter um relacionamento amigável com esses espaços, apresente os diferenciais da sua papelaria e deixe alguns cartões de visita.

Qual é a importância de conhecer os concorrentes?

O gestor da papelaria também pode realizar visitas a outros estabelecimentos comerciais para verificar quais são os produtos oferecidos e os preços praticados. Até porque os consumidores estão sempre atentos aos valores e costumam fazer pesquisas antes de comprar o material escolar.

O próprio Procon costuma realizar estudos nas cidades e divulga as diferenças de valores entre os estabelecimentos comerciais. Em Juiz de Fora, por exemplo, a instituição encontrou uma variação de 205,13% em uma tesoura escolar sem ponta. Tudo isso já deixa os pais em alerta na hora de escolher a papelaria para comprar material escolar.

Como ter lucratividade com a lista de material escolar?

Agora que você já sabe a importância de se preparar para o período de volta às aulas, vamos conhecer algumas dicas para lucrar mais.

Disponibilize descontos

Facilite a vida dos pais que saem para comprar o material escolar. Imagine uma pessoa que tem três filhos e muitos itens para comprar. Provavelmente, esse indivíduo já chega um pouco nervoso pensando no valor total da compra.

Então, o que a sua papelaria pode fazer por ele? Receba-o com um sorriso, mostre-se disposto a ajudar e apresente materiais de diferentes valores. Assim, esse pai terá opções de escolha por itens mais baratos e mais caros. Outra forma de auxiliar a família é oferecendo um bom desconto para quem adquire a lista completa de material escolar na papelaria.

É claro, para oferecer um desconto que caiba no seu orçamento, é importante conhecer todos os seus custos e estabelecer uma margem de lucro ideal. Logo, é fundamental ter uma boa gestão financeira e contábil.

Ofereça opções de pagamento

Você ainda pode disponibilizar diferentes formas de pagamento. Por exemplo, um pagamento à vista pode incluir um desconto maior na compra de toda a lista de material escolar.

Para aqueles que precisam de um pagamento parcelado, a sua papelaria pode oferecer essa opção no cartão de crédito. Essa é uma maneira de diminuir os custos das famílias no início do ano.

Divulgue o negócio

Invista em estratégias de marketing para atrair os clientes para a sua papelaria. Vai dizer que você ainda não está no ambiente digital? Então, está mais do que na hora de mudar esse conceito.

As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e, antes de visitarem um estabelecimento comercial, fazem buscas online. Quer ver o tamanho dessa experiência? Uma pesquisa feita pela Social Miner identificou que 75,7% das pessoas fazem pesquisas de preço online antes de efetuar uma compra. Diante desses dados, já dá para ter uma noção das oportunidades que a sua loja perde por não estar presente no ambiente digital, certo?

Atualmente, há diferentes maneiras de promover a marca e muitas dessas opções não têm um custo tão elevado. Você pode utilizar determinados canais, como o Facebook e o Instagram, para iniciar um relacionamento com o público e divulgar promoções especiais.

Tenha um bom fornecedor

Também é importante contar com um bom parceiro de negócios para oferecer materiais escolares de qualidade e com um bom preço. Portanto, faça pesquisas para conhecer diferentes empresas, entre em contato e negocie.

Você pode, inclusive, solicitar o auxílio do fornecedor para conhecer quais são os produtos com melhor saída e que podem dar uma boa margem de lucro para o seu negócio.

Muitas vezes, esse parceiro também consegue ter uma entrega mais rápida, o que auxilia a reduzir o estoque e os custos de manter os produtos na loja, sem que isso afete a qualidade do seu serviço.

Mantenha produtos-chave no estabelecimento

Invista em mochilas e lancheiras porque elas são sempre úteis para crianças e adolescentes. Sem contar que, dependendo do uso feito pelos pequenos, pode ser que muitos precisem trocar esses itens anualmente.

Também é indicado ter diferentes opções de lápis de cor. Hoje em dia, há modelos em madeira e material ecológico, e caixas de 12 a 42 cores. Tudo isso ajuda você a vender mais na papelaria e atrai os olhares dos pequenos que vão junto aos pais.

A loja também precisa apresentar diferentes tipos de canetas esferográficas, afinal, elas são úteis para todas as idades. Aposte em modelos econômicos para quem não deseja gastar muito e também em versões mais modernas para ambientes de negócios.

Enfim, há muitas maneiras de se preparar para o início do ano letivo e oferecer diferentes opções para a lista de material escolar. Mantenha um relacionamento com as escolas, fique atento às novidades do mercado e divulgue a sua papelaria na internet.

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