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Público-alvo: Por que e como identificar o da sua papelaria!

7 de maio de 2021

Você sabia que definir seu público-alvo é o primeiro e mais importante passo para encaminhar seu negócio em direção ao sucesso?

Seja na loja física ou online, identificar os que frequentam seu espaço é essencial para proporcionar uma melhor experiência de compra e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Essa parcela consumidora da sua papelaria é quem vai direcionar as ações de marketing dos seus produtos e serviços, por isso é imprescindível ter uma ideia para qual público estará se comunicando e evitar aqueles famosos “tiros no escuro”.

Se o que você deseja é investir adequadamente em suas estratégias de marketing e atrair as pessoas certas para sua papelaria, no artigo a seguir apresentamos algumas dicas para te auxiliar no processo de definição do público-alvo. Vem conferir!

 

Por que definir meu público-alvo?

Em poucas palavras, público-alvo se trata de um grupo de pessoas ou organizações que possuem perfis semelhantes como consumidores. São aqueles que vão comprar seus produtos e gerar lucros para sua empresa.

Possuir o perfil do seu público-alvo bem definido direciona corretamente os esforços e estratégias, abrindo oportunidades de se diferenciar no seu segmento de mercado e abrir vantagem competitiva contra seus concorrentes.

Já foi comprovado que segmentar seu mercado e direcionar seus conteúdos para um público específico traz muito mais resultados do que generalizar suas ações. Além de serem responsáveis por guiar em quais itens você deve investir para atender as necessidades dos consumidores.

Não adianta querer abraçar o mundo, afinal isso causa o efeito oposto do desejado e pode acabar espantando seus potenciais clientes. Ações feitas sem foco podem gerar gastos desnecessários e sem frutos positivos.

 

Conheça seu mercado de atuação e concorrentes

Antes de qualquer coisa, conheça bem seu nicho de mercado para reconhecer quais as necessidades dos clientes que você irá atender e quais as principais tendências para este ramo.

Conheça também quais são os concorrentes diretos que possuem o mesmo modelo de negócio que a sua papelaria. Essa análise é uma forma eficiente de identificar o mercado, pois, possivelmente, o público-alvo dele será semelhante ao teu.

 

Conheça o seu consumidor e invista na segmentação

Para traçar o perfil do público-alvo é feito uma série de pesquisas que englobam informações como idade, identidade de gênero, formação educacional, classe social, hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo, fatores comportamentais, dentre outras informações.

Com esse conjunto de dados é possível traçar características em comum entre esse público e segmentar aqueles que irão efetivamente comprar em sua loja. Quanto mais informações você dispor, mais assertivo e direcionado serão suas estratégias.

Para quem já possui a papelaria física e já sabe quais itens que seus clientes mais procuram, mapear o comportamento do seu consumidor pode ser mais simples. O próximo passo é segmentar ainda mais de forma a se dedicar verdadeiramente naqueles que possuem as características que o seu negócio atende.

 

Para os que estão montando sua papelaria física, aspectos demográficos devem ser levados em consideração com maior relevância. Analise bem o comércio ao redor para identificar a classe social dos moradores e não optar por investimentos não condizentes com o poder aquisitivo do local.

 

Já no seu negócio online, faça pesquisas com os clientes que já compraram anteriormente, incluindo questões de motivos que os levaram a comprar com vocês, aspectos que poderiam ser melhorados, idade, localização, entre outros. Esse passo é importante para direcionar a comunicação e facilitar a fidelização do seu público-alvo.

 

Aposte nas redes sociais

É inegável que as redes sociais são um fenômeno da atualidade e que podem fornecer informações poderosas para te ajudar na definição do seu público-alvo.

 

Com isso em mente, crie um perfil para sua papelaria nas redes sociais mais utilizadas (como Instagram, Facebook, Youtube e TikTok) e monitore o perfil daqueles que interagem com sua marca através de curtidas, compartilhamentos e comentários. Com isso é possível ter um norte sobre o que seu público gosta de consumir.

 

Avalie também as palavras-chave e hashtags mais utilizadas pela concorrência para descobrir outros termos relevantes que seu público utiliza. Sempre realize testes com essas novas hashtags em suas postagens, acompanhando o possível aumento do alcance para usuários mais relevantes.

 

Dica extra: Defina bem suas estratégias de marketing!

Lembre-se que o trabalho não termina com a identificação do seu público-alvo. Suas ações de marketing e comunicação devem sempre estar bem alinhadas com essa persona definida para ser possível gerar identificação com este público.

 

No artigo “Descubra as 6 principais dicas de marketing para papelaria” você pode conferir algumas dicas de como investir no marketing do seu estabelecimento e ampliar as chances de fidelização de clientes no seu negócio.

 

Conclusão

A identificação do seu público-alvo, como você deve ter percebido, é de extrema importância para a evolução da sua papelaria, seja ela física ou digital.

 

Comece ainda hoje a aplicar estas dicas e efetuar mais efetivamente a comunicação com seu público ideal!