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Principais perguntas para se fazer antes de abrir uma papelaria

21 de maio de 2021

Abrir um novo negócio é sempre um desafio, não importa o segmento. A boa notícia é que o ramo da papelaria, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo COVID-19 e o crescimento do virtual, continua sendo uma opção muito rentável.

E, na hora de abrir uma papelaria, mais importante do que ter respostas, é se fazer as perguntas certas. Algumas delas são:

 

Concorrência:

Com quais marcas seus concorrentes trabalham?

Qual é o mark-up médio aplicado?
Qual é o público-alvo?Onde estão? Geograficamente falando.
Como é a presença virtual dos principais concorrentes?
Eles têm Instagram, Facebook, Youtube, etc?
Como trabalham com essas redes e o que você pode aprender com eles?

 

Essas perguntas vão te ajudar a definir o posicionamento do seu negócio. A dica é explorar uma brecha deixada pelos seus concorrentes para conquistar relevância junto ao seu público alvo e se diferenciar.

 

Sazonalidade:

Qual é o período do ano em que se vende mais?

Como planejar as compras, considerando todo o processo de pesquisa, contato com vendedores, definição de mix e prazos de entrega e de pagamento?

Como preparar a loja (física ou virtual) para os períodos de alta demanda?

 

Planejar quando você vai abri considerando a sazonalidade pode te ajudar no planejamento geral. Parece uma boa ideia estar com tudo pronto no período de Volta às Aulas, por exemplo.

 

Espaço Físico x Virtual:

Será que vale à pena começar com uma loja física ou talvez seja melhor começar com uma loja virtual?

O que é preciso em cada um dos casos?

Quais são as questões fiscais e de logística que você precisa considerar?

Será preciso alugar um lugar ou encarar uma reforma?

Qual é a melhor região para abrir um novo negócio, considerando seu público-alvo, localização e valores?

Quanto espaço você terá para estoque?

 

Muita gente tem contado com o termômetro da loja virtual primeiro antes de partir para um espaço físico. Em ambos os casos, você vai precisar de um lugar para armazenar e organizar seu estoque, lembrando que, quanto mais você compra de cada marca, mais poder de negociação e vantagens você tem. Mas isso não adianta muito se você não tiver onde manter seu estoque.

 

Produtos e Marcas

Considerando o seu público-alvo, com quais produtos você vai trabalhar? Confira aqui o que não pode faltar!

 

Qual será sua estratégia para definir o portfólio?

Quais as marcas que você considera imprescindível ter na sua loja?

Qual a política comercial dessas marcas? Elas te atendem?
Você vai investir em brinquedos, artes e presentes também?

 

Cada fornecedor tem uma política comercial que contempla, entre outras coisas, o valor de pedido mínimo. Então será importante selecionar bem as marcas com as quais você vai trabalhar, considerando esse ponto. A BRW, por exemplo, se diferencia sobremaneira nesta questão, visto que tem um portfólio com mais de 1200 produtos de diversas categorias que você pode comprar em um pedido único, sem se preocupar com os valores mínimos para cada categoria. Falamos mais sobre as vantagens de comprar de poucos fornecedores aqui.

Além disso, considerar produtos que intercalem com o Volta às Aulas pode ser uma boa estratégia para vender o ano inteiro. Brinquedos, artesanato e presentes são algumas das opções.

 

Obviamente, essas são apenas algumas das diversas perguntas muito importantes para as quais você deve buscar respostas antes de abrir uma papelaria. Ter clareza, um plano bem estruturado, foco e fornecedores incríveis como a BRW é imprescindível. =) E um pouco de sorte também cai bem!