Pix: transferências e pagamentos online em segundos
27 de novembro de 2020
Com certeza você já ouviu falar nessa novidade: o Pix. Lançado em fevereiro deste ano, 2020, pelo Banco Central, é um sistema para transações financeiras instantâneas entre bancos, e beneficia tanto pessoas físicas como jurídicas.
Você deve estar se perguntando o que ele trará de vantagens para sua empresa, não é mesmo? Nesse sentido, o Pix veio para facilitar que pequenos e grandes negócios possam receber pagamentos de forma direta, sem intermediários, com mais agilidade e rapidez.
Ir ao banco ou fazer transações, mesmo que pelo internet banking ou aplicativo, pode ser algo muito cansativo e até mesmo estressante. Isso porque os prazos de compensação dos bancos podem levar até dias, dependendo do horário em que foi feita a transação.
Além do mais, os custos para manter uma conta e também para realizar as transações nunca foi dos melhores.
Se você é empreendedor ou pensa em empreender, vai entender o porquê o novo sistema é uma grande vantagem! Acompanhe que vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o Pix.
O que é o pix?
O Pix é um sistema que transformou transferências bancárias e pagamentos online em instantâneos. Antes, a conclusão dessas transações poderiam levar até dias, dependendo do horário em que eram efetuadas, mas agora levam apenas 10 segundos.
Vamos exemplificar: ao fazer o pagamento de um boleto no sábado, a compensação seria feita apenas nos dias úteis seguintes, podendo levar em torno de 72 horas. Agora, independentemente do dia ou horário, inclusive feriados, o pagamento é instantâneo.
Isso quer dizer que você poderá receber pelas suas vendas de forma imediata. Além disso, todas as instituições financeiras que tenham mais de 500 mil clientes devem oferecer o Pix aos seus clientes, obrigatoriamente.
O que mudou?
Como já foi dito, a maior mudança é na velocidade das transações. Porém, outra modificação importante é que agora não é mais necessário ter o número de agência e conta do titular em mãos para fazer a transferência.
Apenas com dados como CNPJ ou CPF, número do celular, e-mail ou uma chave aleatória, é possível realizar uma transação.
Essa chave é escolhida pelo titular no momento de fazer o seu cadastro no Pix. Dessa forma, não importa qual é a instituição financeira do titular na hora de realizar uma transação.
Quanto às tarifas do Pix, elas são isentas para pessoas físicas, que não pagarão nada para utilizar. Já para pessoas jurídicas serão estipulados alguns valores fixos por transação.
Chaves do Pix
Ao fazer o cadastro no Pix, é necessário criar uma chave. Essa chave funciona como uma forma de apelido da conta, e pode ser o CNPJ, o e-mail, o celular ou alguma outra chave aleatória composta por números, letras e símbolos.
Ao fazer o cadastro em mais de uma instituição financeira, o titular deve escolher uma chave diferente. Digamos que você cadastrou o Pix no Itaú com o seu CNPJ como chave. Caso você decida fazer o cadastro em outro banco ou instituição financeira, deve usar outra chave, como seu e-mail, por exemplo.
Para pessoas jurídicas, cada conta pode ter até 20 chaves diferente do Pix. Com um maior número de chaves, é possível ter mais controle quanto
as entradas e saídas da conta.
Vale lembrar que a chave não é obrigatória, você poderá continuar fazendo transações, como TED e DOC, utilizando o número da conta e agência bancária.
O Pix para os empreendedores
No Brasil, ser empreendedor é uma tarefa desafiadora para todo mundo. Por isso, todo empresário busca formas de facilitar sua rotina de pagamentos e nas finanças. E como já diz a famosa frase, se você faz o que sempre fez, vai ter o que sempre teve.
Por isso, por que não adotar medidas diferentes e melhorar os resultados?
É nesse sentido que se você já empreende, ou está começando, essa é uma oportunidade de facilitar o seu dia a dia de trabalho!
Confira os principais benefícios de receber pagamentos via Pix:
- Receber pagamentos em até 10 segundos;
- Transações mais seguras;
- Pagamentos sem intermediários;
- Transações em qualquer dia e horário;
- O dinheiro cai na conta instantaneamente;
Além disso, existem mais vantagens para o empreendedor usar o Pix:
- Menores taxas, comparadas com DOC e TED;
- Pagamentos de fornecedores em tempo real;
- Com apenas um celular é possível fazer o pagamento.
Como receber pagamentos pelo Pix?
Existem duas maneiras para a empresa receber os pagamentos através do Pix. Uma delas é informando a chave ao cliente, como já foi explicado anteriormente.
Porém, também é possível gerar um QR Code para passar para os clientes fazerem o pagamento. Dessa forma, é permitido gerar um código estático para todas as compras ou um código para cada transação.
Agora, você terá mais agilidade para receber seus pagamentos e terá taxas menores. Com certeza utilizar esse novo sistema será uma vantagem competitiva para o seu negócio!
O que você achou dessa novidade? Já está usando o Pix na sua empresa?
< Post anterior
Tie Dye: origem e como fazer a nova tendência da moda
-
16.05 • Giz líquido, como usar?