Pagamento on-line para e-commerce: 9 opções e 5 critérios para você escolher o melhor!
23 de outubro de 2020
Atrair o público, ganhar sua confiança, disponibilizar produtos de boa qualidade, oferecer um preço competitivo, conquistar a venda e, na hora de pagar, jogar fora tudo o que construiu.
No e-commerce, onde a disputa pode ser ainda mais acirrada do que no mundo real, deixar de fechar uma venda porque o pagamento on-line não é viável para o cliente pode resultar em perdas significativas para o seu negócio.
Por esse motivo, é fundamental conhecer as formas de pagamento, bem como as suas vantagens e desvantagens.
Para saber tudo isso, apresentamos a você as formas mais populares de pagamento no comércio eletrônico e também auxiliamos na sua escolha. Leia este texto até o final e saiba tudo o que você precisa!
Diversifique as formas de pagamento no seu e-commerce
Oferecer um amplo catálogo de produtos é fundamental. Afinal, os clientes podem comprar diversos itens em um só lugar e, com isso, ambos saem ganhando, tanto o consumidor quanto o lojista.
Da mesma forma, oferecer diversas nas de pagamento também é uma maneira de proporcionar facilidade e agradar a todos os públicos, desde aqueles que usam o cartão de crédito até os optam pelo boleto bancário. Mas, além desses métodos mais tradicionais existem outras formas de pagamento on-line que estão inovando o mercado e se popularizando cada vez mais. Por isso, estar atento às novas tendências é essencial para estar um passo à frente da concorrência.
Quais são as principais formas de pagamento on-line
1 – PagSeguro
Referência para ferramentas de pagamento nos meios virtuais, o PagSeguro oferece métodos como o débito online, cartão de crédito, boleto, depósito em conta e também via carteira eletrônica.
Além disso, outra facilidade do PagSeguro é a diversidade de checkouts, que pode ser padrão, com uma janela interna ou integrada ao e-commerce.
Já as transações têm um valor fixo de R$ 0,40 e uma taxa de 3,99% para liberação em 30 dias ou de 4,99% para 14 dias. Além disso, a menos que haja mais de um saque por dia, eles podem ser feitos de maneira gratuita.
2 – PayPal
A velocidade com que o dinheiro é transferido é a principal facilidade trazida pelo PayPal, ferramenta criada em 1998 nos Estados Unidos que disponibiliza o valor na sua conta PayPal em até 24 horas ou em até três dias úteis na sua conta bancária.
Outro benefício do Paypal é o de possibilitar vendas internacionais, além do pagamento via cartão de crédito e débito em conta de bancos específicos.
Esses ganhos, entretanto, tem um valor maior se comparado a outras soluções, uma vez que as taxas são de 4,99% mais R$ 0,60, enquanto as transações à prazo têm 2,39% em cada uma das parcelas. Já as transações internacionais contam com tarifa fixa segundo a moeda de cada país acrescidas de uma taxa de 5,99%.
3 – Mercado Pago
Facilitador de pagamentos do Mercado Livre, o Mercado Pago disponibiliza o pagamento via cartão de crédito, saldo na conta digital e boleto bancário.
Podendo escolher qual o melhor período de recebimento, é possível também pedir uma liberação imediata com taxa de 4,99%, mesma porcentagem que permite o parcelamento das compras em até 24 vezes.
Mas, por outro lado, se quiser e puder esperar, essas taxas diminuem para 4,49% para liberação em 14 dias e em 30 dias ela é de 3,99%. Para fazer a transferência para o seu banco há ainda uma taxa de R$ 3,00.
4 – Cielo
Com capacidade de suportar oito vezes o volume de transações do mercado brasileiro no pico de vendas, a solução da Cielo para o e-Commerce fornece ao lojista informações de compra on-line e off-line, possibilitando assim uma tomada de decisão mais assertiva.
Além disso, a API faz a conexão direta com as bandeiras de cartão. Para isso, oferece planos a partir de R$ 59,90 por mês, sem tarifa de adesão e cobrando taxa de 2% para as compras realizadas no débito, 2,50% para pagamento no crédito à vista e 3,25% para o crédito parcelado, essas duas últimas opções são contabilizadas em até 31 dias.
5 – PicPay Pro
O PicPay é um popular aplicativo para a realização de transações que conta com uma das menores taxas do mercado: 1,99%.
Gratuito, o app tem a liberação imediata do valor transferido e você pode fazer a transferência para a sua conta quando quiser.
Entretanto, apesar desses benefícios, o aplicativo pode ser visto como um limitador e depender exclusivamente dele está fora de cogitação, uma vez que é necessário que o cliente também tenha uma conta no aplicativo.
6 – BCash
Possibilitando o parcelamento em até 24 vezes, o BCash fornece gratuitamente o primeiro saque de cada mês, enquanto os demais têm um custo de R$ 2,50.
Contando com uma ferramenta antifraude e podendo escolher o plano mais adequado para o seu comércio, o BCash tem taxas a partir de 4,95%.
7 – PayU
Com disponibilidade para sete diferentes países da América Latina, o PayU aceita cartões de débito, crédito e boleto bancário e oferece um saque gratuito mensal, liberando o saldo em 30 dias e com uma taxa fixa por transação de R$ 0,40, além dos 3,49%.
8 – Wirecard
Sem cobrar mensalidade e com antecipação imediata de recebíveis, o Wirecard cobra apenas um valor por transação, variável segundo o volume de faturamento. Além disso, outra facilidade do serviço é a de receber pagamentos sem sair do site ou aplicativo.
9 – Itaú Shopline
Os principais ganhos proporcionados pelo facilitador de pagamento do Itaú se dão para aqueles lojistas que têm o Itaú Bankline Empresa e para os clientes que usam os serviços do banco.
Permitindo o pagamento via transferência, boleto, cartão de crédito e financiamento, o Itaú Shopline tem taxas e prazos que variam de acordo com o contrato.
Como escolher a melhor forma de pagamento para o meu e-commerce?
Agora que você já conhece as maneiras de viabilizar o pagamento via comércio eletrônico, chegou a hora de colocar as opções na balança para tomar uma decisão. E como tomá-la?
Nós também ajudamos você com essa questão!
Confira abaixo quais são os fatores que devem ser analisados para realizar a melhor escolha para você e para os seus clientes.
1- Entenda o seu público
Seu público prefere o desconto ou prefere parcelar as compras? Ele é mais moderno ou conservador?
Essas são algumas das perguntas necessárias para entender melhor o perfil do seu cliente e a forma de pagamento mais adequada para ele.
Para isso, analise o seu público recorrente e a forma de pagamento mais usada por ele. Ou, então, faça uma enquete junto aos seus clientes para que eles lhe ajudem nessa questão.
2- Analise o mercado
Quais as formas de pagamento mais usadas pelos seus concorrentes?
Essa dúvida pode ser norteadora para você definir o que é melhor para o seu comércio eletrônico.
Mas fique atento também às novas práticas. Se o mercado atua predominantemente com boleto bancário é provável que o seu público use este pagamento com maior frequência. Por outro lado, é relevante oferecer novas formas de pagamento, inclusive para que você possa atingir um nicho do mercado que os demais não estão contemplando.
3- Pese os prazos e verifique as taxas para o pagamento via e-commerce
O que vale mais, a taxa que você irá pagar ou o benefício oferecido aos clientes? A sua empresa possui dinheiro em caixa, que possibilita esperar um prazo longo? Ou você tem a necessidade de ter o dinheiro mais rápido para cumprir compromissos junto aos fornecedores?
Como citamos anteriormente, há diversas formas de pagamento para o comércio eletrônico, com diferentes benefícios e taxas, e para responder a essas perguntas é necessário colocar na ponta do lápis qual é o valor real dos benefícios oferecidos, conhecendo bem o seu negócio e os seus clientes.
Se a maioria das compras são feitas no crédito, é bastante provável que você receba o dinheiro com um prazo maior. Por outro lado, você pode aumentar as suas vendas por meio dessa modalidade de pagamento caso ainda não a possua.
Além disso, vale a pena pesar e pensar se vale a pena antecipar esses pagamentos frente às taxas que você irá pagar.
4- Se proteja e forneça proteção
Você escolheria um ponto comercial em um local que você sabe que não tem segurança nem para você nem para os seus clientes?
Pois a internet pode ser esse lugar.
Com diversas possibilidades de fraude, o comércio eletrônico também necessita de cadeados, câmeras, vigilância e, sobretudo, um bom parceiro para pagamento.
Por isso, tenha atenção às ferramentas de segurança oferecidas pelas formas de pagamento via e-commerce.
5 – Proporcione uma boa experiência do usuário
Você voltaria em uma loja na qual foi mal atendido?
Atendimento, acessibilidade, disposição dos produtos e iluminação são alguns dos artifícios que fazem parte da experiência do usuário em uma loja física. E experiências boas são fundamentais para conquistar clientes e fazer com que eles voltem.
O mesmo acontece no ambiente virtual e quanto mais fácil for feito o pagamento, melhor será a venda.
Por isso, tenha sempre em mente o fato de que a praticidade em fechar uma venda é fundamental para construir uma boa experiência.
Assim, o pagamento via boleto, por exemplo, pode gerar dificuldades enquanto o cartão de crédito pode ser mais simples e prático.
Além disso, ao direcionar o comprador para realizar o pagamento em outra página pode gerar o abandono do carrinho. Assim, é sempre preferível proporcionar ao usuário a possibilidade de realizar o pagamento na própria loja virtual.
Agora você já conhece todas as opções de pagamento para o e-commerce e todos os fatores a serem levados em consideração na sua escolha.
Boas vendas!
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