Abandono do carrinho na papelaria on-line: motivos e como resolver
15 de janeiro de 2021
Vender on-line é, atualmente, a melhor forma de uma papelaria alcançar mais clientes e aumentar a lucratividade, além de ganhar mais visibilidade. Porém, para essas lojas que têm um e-commerce, existem diversas etapas para que o cliente finalmente concretize o pedido.
O abandono do carrinho na hora do check out é um dos maiores problemas enfrentados por elas. De acordo com pesquisa da Forrester Research, em todo o mundo, esse índice é de 38%. A pesquisa também aponta os principais motivos pelos quais o consumidor desiste da compra na última etapa.
Segundo os próprios usuários, o abandono do carrinho acontece por:
- 44% afirmam que os custos de frete são muito altos;
- 41% dizem que não estavam prontos para comprar os produtos;
- 27% só queriam comparar preços;
- 25% acharam que o preço era maior do que estimaram;
- 24% queriam guardar a compra para outro momento.
A boa notícia, diante de tudo isso, é que existem formas de você fazer com que sua papelaria on-line converta essas vendas e diminua o abandono do carrinho.
Acompanhe o artigo até o final e veja como resolver o problema!
Principais formas de driblar o abandono do carrinho no check out
Como foi visto, existem várias formas de converter a compra após o carrinho ter sido abandonado. Vamos conhecer as principais delas:
E-mail marketing
Uma ferramenta muito utilizada pelas lojas virtuais e que traz ótimos resultados é o envio de e-mail marketing. Por meio dele, é possível oferecer benefícios para que o usuário finalize a sua compra.
Uma das vantagens que podem ser oferecidas são cupons de descontos e a isenção do frete, visto que esse é o maior problema apontado pelos consumidores para não fechar a compra.
Taxas reduzidas
Assim como o frete pode causar a desistência do consumidor na hora da compra, as altas taxas de parcelamento também podem causar problemas. Por isso, escolha bem os parceiros financeiros da sua papelaria on-line e evite esse tipo de problema para o cliente final.
Facilite o processo de compra
Os consumidores prezam pela segurança da transação, porém, também buscam facilidade e praticidade. Por isso, no momento do cadastro para a compra, peça apenas as informações e os dados que são essenciais para a finalização do pedido.
O excesso de campos para serem preenchidos, além de fazer o consumidor desistir da compra, também fará com que ele fique desconfiado do site. Oferecer a opção de pagamento via boleto bancário também é uma forma de pegar menos dados do seu cliente.
Selos de segurança
Falando em desconfiança, é importante fazer com que o consumidor se sinta seguro dentro do e-commerce da sua papelaria e possa fornecer seus dados financeiros para o pagamento da compra.
Por isso, acrescente selos e certificados que demonstram que ele poderá fazer sua compra com segurança. Além disso, invista em sistemas antifraude que irão proteger os dados do seu cliente.
Exit intent popups ou push
Outra estratégia que pode ser utilizada pela sua papelaria on-line para não perder a venda no carrinho é a inserção de push ou pop ups no momento em que o usuário vai fechar a página. Isso faz com que ele repense sobre a decisão de sair do site, por isso, é válido incluir mensagens dentro do contexto do que ele está comprando.
Remarketing
O remarketing é uma ferramenta muito conhecida e utilizada nas estratégias de marketing digital. Ele serve para que o consumidor se lembre de ter acessado determinado produto no site. Isso acontece porque ele irá receber anúncios voltados ao que ele estava pesquisando e comprando na sua papelaria on-line.
Agora que você tomou conhecimento de todas essas estratégias, fica mais fácil de você reverter os carrinhos de compras abandonados no site da sua papelaria. Coloque essas ações em prática e não perca mais suas vendas no check out!
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