Blog

Receba conteúdos de qualidade em primeira mão!

Como usar Smart Notes para organizar os estudos, o trabalho e a vida pessoal

30 de dezembro de 2020

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo / E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo / Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva / E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva”.

Quando somos crianças, a organização de ideias, e do mundo, acontece de forma simples, assim como a brincadeira retratada por Toquinho na música “Aquarela”. No entanto, quando atingimos a idade adulta e aumentamos nosso repertório, nem sempre a memória é confiável. Para nos ajudar na organização em relação aos estudos e o trabalho, os Smart Notes podem tornar as coisas tão simples quanto na infância.

No texto a seguir, mostramos como os Smart Notes podem proporcionar simplicidade, praticidade e produtividade. Confira!

Por que usar os Smart Notes?
Você está no meio do trabalho e, de repente, “Bazinga!”.

Surge uma ideia.

O que fazer?

Ou você deixa de lado o que está fazendo, ou deixa de lado o que pensou.

Se nenhuma das opções parece boa, é possível usar o Smart Note para anotar o seu raciocínio e retomá-lo assim que for possível.

 

Smart Note da ideia à concretização

Ókei. Você teve um insight e anotou. Entretanto, foi apenas uma luzinha e você ainda não pensou como trazê-la para o mundo real.

Para tornar essas ideias concretas, os Smart notes também podem te ajudar. Para isso, transforme tudo aquilo que você pensar em um papelzinho em torno da ideia inicial. Como começar? Como será sua funcionalidade? Quem pode te ajudar? Essas são algumas das questões que você pode colocar no papel e, assim, tornar o seu brainstorm mais concreto.

Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas!
Entre a teoria e a prática há uma diferença imensa.

Para reduzir esse espaço entre uma questão e outra, é preciso planejar e pensar naquilo que pode, eventualmente, não funcionar.

Anote as dúvidas a serem respondidas e, quanto já estiverem solucionadas, as mantenha ali. Isso irá ajudar você a trilhar novamente o caminho até as respostas e deixar essa jornada mais clara para você e para quem você for apresentá-las.

Por onde começar?
Além das ideias, os Smart Notes também ajudam você na execução.

Afinal, na hora de tirar as tarefas do papel, é fundamental definir prioridades.

Para fazer isso, você pode começar pelas tarefas mais simples, que lhe darão fôlego e ânimo para realizar aquelas mais difíceis.

Por outro lado, você pode começar pelas atividades mais difíceis, que demandam maior esforço físico e mental, aproveitando a sua cabeça e corpo descansados.

Há ainda um caminho do meio: você pode mesclar as tarefas fáceis e difíceis. Assim, você verá a progressão sem ficar com a sensação de que o tempo passou e nada foi feito.

Priorize as prioridades e pratique a praticidade!
Se por um lado os Smart Notes podem ser usados para definir as prioridades, eles também podem (e precisam) ser suscintos, claros e objetivos.

Assim, se o objetivo é ter praticidade com o uso dos Smart Notes, seria incoerente usá-los para escrever um amontoado de coisas.

Anotar as tarefas e ideias de maneira simples e direta faz com que você possa bater o olho e saber o que precisa fazer.

Smart Notes ao vivo e em cores (que você descolorirá)
As cores dos Smart Notes não servem apenas para deixar colorida a sua parede ou caderno, embora você também possa usar para esse fim.

As diversas cores dos blocos de anotação podem ser usadas para definir a urgência de uma tarefa de acordo com a sua data de entrega. Além disso, você pode também usar as cores para diferentes categorias. Assim, você pode dividir, por exemplo, as tarefas no Smart Note verde para as questões referentes ao estudo, os amarelos para o trabalho ou estágio e os alaranjados para as tarefas pessoais.

Dessa maneira, você torna visuais as suas demandas, organiza as prioridades e torna mais fácil e organizada a sua agenda para execução.

O Smart Note que os olhos não veem, o coração não sente
Manter o Smart Note próximo aos olhos é fundamental. Assim, se você vai realizar uma tarefa em frente ao computador, é próximo a ele que o Smart Note deve estar. Já se você precisa lembrar de passar protetor solar, o espelho do banheiro é o melhor lugar para colá-lo.

Seja Smart com o seu Note!
Para ampliar a durabilidade do Smart Note, retire as notas adesivas pela parte de cima, onde está o adesivo.

Dessa maneira, você evita que a parte de baixo fique levantada e se solte de maneira mais fácil.

 

Agora que você já sabe como usar e como retirar o Smart Note do bloco, tira as ideias da cabeça, coloque no papelzinho e em prática!

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.
Error: No posts found.