Vintage: conheça as principais cores e seus significados
25 de dezembro de 2020
Estilo é poder dizer quem você é sem precisar falar. É por isso mesmo que existem diversos estilos para todos os gostos! Uma forma leve de demonstrar suas preferências, pensamentos e estilo de vida.
Falando em estilo, o vintage é um clássico que remete aos anos de 1920 a 1960 e pode ser associado a roupas, objetos, decoração, carros e muitos outros objetos. O termo vem do inglês e significa algo antigo, um item geralmente por volta da década de 1920 em diante, mas que não seja tão antigo assim.
O uso da palavra vintage originalmente começou como uma palavra francesa para descrever o ano ou local de um vinho fino. Agora, é usado para descrever qualquer coisa que seja de outra época.
A maioria dos itens vintage são caros hoje em dia, não só porque são de outra época, mas por causa da sua qualidade e raridade.
E o retrô?
Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a diferença entre vintage e retrô. Será que é a mesma coisa?
Diferença entre vintage e retrô
Não, não é a mesma coisa!
Diferente do vintage, os itens retrô não precisam ser antigos, podem ser novos, mas devem ser feitos no estilo da época ou do item que estão tentando reproduzir. O prefixo “retro” – como em “retrógrado” ou “retroativo” – significa ao contrário em latim.
A Wikipédia descreve o retrô como sendo algo relativamente novo que imita o do passado. Não é original, mas é inspirado para parecer o original.
Ou seja, você pode descrever um item vintage como retrô, mas nunca um item retrô como vintage!
Cores vintage
As cores possuem sua própria psicologia e significados. Cada uma delas traz sensações diferentes aos ambientes e para quem está neles. O estilo vintage também é caracterizado por algumas cores em especial, que representam memórias e lembranças de tempos passados.
Usadas na decoração dos ambientes, essas cores dão charme ao local, além de serem nostálgicas, fazendo um balanço entre presente e passado.
Para dar uma cara nova ao seu ambiente do home office ou até mesmo do seu escritório, que tal usar produtinhos específicos para uma decoração vintage?
A BRW tem itens como giz líquido, marca texto, smart notes e fineliner em kits com as cores mais bonitas do universo vintage, para você fazer uma decoração cheia de estilo e criatividade o seu quarto ou ambiente de trabalho!
E quais são as principais cores vintage?
Dourado
A cor dourada está associada ao sol e remete a tudo que lembra riqueza, inteligência, nobreza e poder. Mas não é só isso. Ela também fala muito sobre sabedoria, iluminação espiritual e outras coisas do gênero.
Como usar
O tom pode ser usado em detalhes e acabamentos ou na peça inteira, dependendo da impacto que o decorador quer causar. Além disso, pode ser combinada com outras cores, conforme o que se deseja transmitir.
Combinado com preto, potencializa a característica de poder e riqueza. Já com o branco,passa algo mais clean e elegante.
Marsala
A cor marsala foi inspirada na cor marrom avermelhada do vinho Marsala, uma bebida famosa da cidade de Marsala, na Sicília, Itália. Por ser derivada do vermelho, às vezes é confundida com a cor bordô, porém seu diferencial está no fundo marrom.
Quanto ao seu significado, ela remete ao mistério, elegância e sofisticação. Também traz disposição, força e capacidade de equilíbrio, combatendo o cansaço e a tristeza.
Como usar
A marsala é terrosa e misteriosa, porém sofisticada e elegante. Seus tons profundos e naturais também criam um efeito atraente e sedutor, sendo muito versátil para combinar com outras cores.
O tom marsala com o azul marinho é muito utilizado, visto que dá uma excelente combinação, bem moderna. Porém, por serem cores fortes, a iluminação precisa ser bem clara. Também combina muito com o branco, cinza e marrom.
Verde musgo
Este é um tom muito popular e utilizado dentro das variações do verde. Como o próprio nome sugere, a cor veio inspirada no musgo, planta briófita encontrada no mundo todo.
É considerada uma cor neutra que pode, inclusive, neutralizar outros tons. O verde musgo, por ser um tom mais fechado do que o verde original, traz sensação de sobriedade, sofisticação e elegância.
Como usar
O verde musgo também possui variações de cor, indo do mais aberto ao mais fechado. Para composições mais sofisticadas, a cor pode ser misturada a tons metálicos, como prata e dourado. Com tons marrons e nudes traz sensação de aconchego e bem-estar para o ambiente. Já com o preto, é sinônimo de formalidade.
Mais opções de cores
É claro que dentro do universo das cores vintage, dourado, marsala e verde musgo não são as únicas que compõem. Existem muitos outros tons e combinações que irão remeter a esse estilo tão elegante e marcante na decoração.
Nos kits de tons vintage dos produtos da BRW é possível encontrar até seis cores diferentes, para variar nas suas artes. Além disso, as cores mais vibrantes, como as estilo neon, também tem kit próprio, bem como os tons pastéis.
Confira todos os produtos em nosso site e encontre as papelarias que vendem perto de você!