A importância de ter um bom mix de produtos em sua papelaria
4 de fevereiro de 2019
No mercado de papelarias, ter um bom mix de produtos influencia em diversos fatores, como satisfação dos consumidores, aumento das vendas e do ticket médio do seu negócio, novos clientes, dentre outras coisas.
No entanto, isso não significa apenas ter as prateleiras cheias. É preciso que o mix seja diversificado, a fim de atender às expectativas de todos os tipos de clientes.
Neste post, vamos falar sobre a sua importância e quais os benefícios que ele traz para seu tipo de negócio. Confira!
O que é mix de produtos?
Trata-se de uma espécie de catálogo em que estão dispostos os itens que uma empresa comercializa. Antes de tudo, é preciso esclarecer que um bom mix de produtos não é aquele com diversidade exagerada.
É necessário ficar atento para não pecar por excesso. Escolher muitas mercadorias sem nenhum critério pode trazer prejuízos, principalmente se não forem consideradas questões como a self life do artigo, que é seu tempo de vida útil.
Sendo assim, a quantidade de itens ideal é aquela que possui produtos com boa demanda e uma margem de lucro efetiva. Também não podem faltar aqueles que, embora tenham lucratividade menor, possuem alto giro.
É claro que tudo isso pode variar, inclusive de acordo com períodos de alta e baixa procura.
Por que diversificar o mix de itens é importante?
Todo consumidor adora ter um portfólio variado à sua disposição. Isso aumenta o ticket médio da empresa e ainda eleva a satisfação dos clientes.
Mesmo que ele esteja interessado em comprar apenas um item, ao se deparar com outras opções, as chances de se lembrar de algo que necessitava ou simplesmente sentir-se tentado a comprar algo interessante, são maiores.
Quais os benefícios de ter um bom mix de produtos?
Agora que você sabe qual a importância de oferecer itens variados aos seus clientes, veja quais os benefícios que essa estratégia pode trazer.
Atração de novos clientes
O tempo passa, as estratégias de divulgação e marketing se modernizam, mas uma coisa permanece eficaz: a propaganda boca a boca. Esse é um dos maiores benefícios de oferecer aos clientes um mix de produtos variado e que atenda às suas necessidades.
Quando uma pessoa se sente atendida e está satisfeita com as mercadorias oferecidas por uma empresa, é comum que ela recomende para outras pessoas. Além disso, as chances de que ela retorne também são grandes.
Fidelização dos clientes existentes
Quando os itens oferecidos no portfólio da empresa atendem às expectativas dos clientes, é natural que eles voltem a comprar outros produtos. Desse modo, é possível criar uma espécie de histórico, que pode ajudar a investir em ações de pós-vendas personalizadas, como envio de ofertas, e-mail marketing, postagens no blog, dentre outras coisas.
Maior competitividade
Por meio de uma variedade estratégica de produtos é possível se adaptar às mudanças do mercado e concorrer de igual para igual com outros empreendimentos. Isso se deve à grande tendência que há atualmente em atingir vários segmentos por meio das mercadorias a serem vendidas.
Como você pode notar, essa estratégia deve ser considerada fator de grande importância no seu negócio. Por isso, reveja seu portfólio e o utilize de modo a se beneficiar dele.
Gostou do nosso post sobre mix de produtos para sua papelaria? Então, aproveite a visita para assinar nossa newsletter. Assim, você recebe nossas atualizações na sua caixa de entrada!
-
16.05 • Giz líquido, como usar?