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[ciclo de dezembro 2018] Design de papelaria: veja como encantar os seus clientes!

11 de fevereiro de 2019

A aparência do ambiente faz toda a diferença quando a empresa precisa se destacar diante dos concorrentes. Cuidar do design de papelaria é uma maneira de mostrar que a organização se preocupa com o cliente e, por isso, busca maneiras de melhorar a sua experiência na loja.

Alguns cuidados simples com a decoração, a fachada e a iluminação contribuem para instigar o cliente a entrar no estabelecimento. Já a maneira como o gestor organiza o espaço contribui para criar mais conforto para o consumidor e ampliar as oportunidades de vendas. Vamos compreender como melhorar o design de papelaria? É só continuar a leitura!

Entenda o seu público

O proprietário do estabelecimento precisa compreender muito bem quem é o seu público-alvo. Só assim, saberá criar um design de papelaria adequado ao perfil do negócio.

Dito isso, o ideal é avaliar se a empresa é focada no segmento escolar ou em escritórios. Se o objetivo é vender materiais para estudantes, por exemplo, o ambiente deverá ser montado para esse perfil de clientes. Vale lembrar que os pais realizam as compras para as crianças, mas são elas que instigam a aquisição dos produtos mais caros por impulso.

Logo, a fachada da loja pode ser mais colorida e mostrar personagens de desenhos infantis. O estabelecimento também precisa ter um ambiente apropriado e seguro para os pequenos. Além disso, o espaço pode apresentar itens direcionados aos pais, uma vez que eles finalizarão a compra.

Se o foco da papelaria é vender para escritórios, tudo será completamente diferente. O ambiente será mais sóbrio e o atendimento deve transparecer mais seriedade. Por isso, é fundamental definir o público-alvo para acertar nas demais estratégias.

Capriche na vitrine

A vitrine deve ter uma atenção redobrada do gestor da loja. Ela é responsável por atrair os consumidores para dentro do estabelecimento. Logo, o ideal é expor artigos diferenciados e produtos promocionais que sejam adequados para determinada época do ano. Também é possível investir em letreiros coloridos ou frases de efeito.

Outra estratégia interessante é investir na decoração do espaço em datas específicas, como Natal, dia dos namorados ou das mães. Esses são momentos de maior procura no comércio e uma vitrine diferenciada mostra ao consumidor as opções de presentes disponíveis na papelaria.

Defina uma paleta de cores

A escolha da paleta de cores também é fundamental na hora de elaborar o design de papelaria. Um ambiente voltado para o público adulto, por exemplo, deve utilizar tons mais neutros.

Em contrapartida, a loja que vende para crianças e adolescentes pode utilizar cores mais alegres como uma forma de atrair a atenção deles e dos pais.

Cuide da organização do espaço

Outro aspecto importante na hora de cuidar do design de papelaria é a organização do ambiente. O ideal é colocar, ao lado direito, os produtos que geram mais lucratividade para a loja.

No final do estabelecimento, podem ser dispostos os produtos básicos e seus agregados. Assim, o cliente precisará transitar por todo o ambiente até encontrar o que precisa. Essa é uma maneira de atrair olhares durante o caminho para itens considerados “supérfluos” a fim de instigar o consumidor a comprar mais.

Junto ao caixa, podem ser expostos outros produtos, como canetas mais caras e cartuchos de impressora. Essa é uma forma de incentivar a compra de última hora e ampliar o ticket médio por cliente.

Escolha uma boa iluminação

Uma iluminação adequada para o ambiente facilita a exposição dos produtos, pois serve para atrair olhares às mercadorias. Na vitrine, por exemplo, podem ser utilizados sistemas de trilhos que facilitam na hora de promover mudanças no espaço. Outra opção é investir em uma luminária spot para focar em um item específico.

Dentro do ambiente, a iluminação deve ser adequada para facilitar a identificação dos artigos. Logo, ela não deve ser clara ou escura demais.

Ofereça um mix de produtos

É muito importante planejar quais serão os produtos vendidos na papelaria, como os materiais de necessidade e itens especiais que ampliam a margem de lucro da empresa.

As mercadorias de necessidade são aquelas que fazem o cliente entrar no estabelecimento para resolver um problema de imediato. Entre elas, estão:

  • caderno;
  • caneta;
  • lápis;
  • folha;
  • bloco de anotações;
  • tesoura;
  • cola;
  • pastas;
  • grampos.

Ao lado desses itens, é indicado colocar os produtos agregados que também podem ser úteis para o cliente, mas nem sempre fazem parte da lista de compras. Entre eles, estão:

  • agenda;
  • caneta marca texto;
  • papel fotográfico;
  • marcadores de página coloridos;
  • calculadoras.

Os produtos diferenciados também podem entrar no mix da papelaria. Eles são úteis para o cotidiano das pessoas e ainda funcionam como opções de presentes. Veja algumas ideias:

  • pastas e mochilas para laptop;
  • quadros decorativos;
  • planner mensal;
  • produtos licenciados com personagens;
  • chaveiros;
  • livros;
  • porta-retrato.

Instale uma área para prestação de serviços

Um espaço essencial no design de papelaria é a definição de uma área para a prestação de serviços de fotocópias, impressão normal, encadernação e impressão 3D. Desse modo, o estabelecimento não será lembrado apenas na época de compras de material escolar ou itens de escritório.

Invista na climatização e no conforto

Outro aspecto que não pode faltar na papelaria é a climatização do ambiente. A temperatura deve estar agradável para que o cliente não tenha pressa para sair da loja.

Ainda é possível investir na sonorização do ambiente e em aromas agradáveis. O intuito é criar um espaço aconchegante para o consumidor permanecer mais tempo na loja e comprar mais produtos. Caso o estabelecimento também venda livros, uma opção é criar um espaço com poltronas para favorecer a pesquisa e a leitura de alguns trechos do material.

Enfim, é possível perceber que cuidar do design de papelaria é uma maneira de atrair o cliente para o estabelecimento. Nós sabemos que as oportunidades de vendas aumentam quando o gestor se preocupa em criar vitrines chamativas, oferecer produtos de qualidade e apresentar conforto no ambiente.

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