Blog

Receba conteúdos de qualidade em primeira mão!

Setor de papelaria: o que esperar para 2019?

18 de março de 2019

Prestar um atendimento de qualidade e trabalhar com bons fornecedores de materiais para escritório são ações básicas para fidelizar a clientela. Outras estratégias podem ser adotadas como complemento para melhorar a reputação de sua empresa no mercado. Você se preocupa, por exemplo, em acompanhar as novidades para o setor de papelaria a cada ano?

Tal prática é fundamental para se atualizar sobre lançamentos, oferecer os melhores produtos ao público e manter a competitividade. Sendo assim, que tal conferir o que estará em alta em 2019? Fique conosco e acompanhe as principais tendências!

Aposta em inovações

Quem for criativo certamente terá espaço no mercado. Como todo empresário, o dono de papelaria precisa estar disposto a inovar e buscar diferenciais. Isso pode significar uma reforma nos ambientes da loja (alô, visual merchandising!), a criação de novas parcerias ou o investimento em itens que vão além dos materiais escolares e para escritório — há até quem venda comida dentro do estabelecimento!

É claro que você não precisa ir tão longe, mas estar aberto a novas possibilidades fará a diferença nos negócios. Tenha em mente que o conceito de papelaria é bastante amplo, o que permite trabalhar com um bom mix de produtos e com itens que agradam diferentes públicos. Cabe a você descobrir quais recursos terão relevância na hora de atrair pessoas e divulgar ofertas.

Foco no mundo animal

Os animais sempre inspiraram as criações presentes no amplo universo das papelarias. Inclusive, é difícil encontrar quem não lembre da febre dos unicórnios e flamingos em 2018. Tanto a ave colorida quanto a figura mitológica estamparam capas de cadernos, fichários, estojos e agendas.

Também deram forma a peças comuns do cotidiano, a exemplo de canetas, borrachas, tesouras e réguas. Em 2019, a espécie da vez será a lhama. Isso mesmo! O bichinho, que funciona muito bem em itens do universo infantil, surge agora como protagonista no desenvolvimento de produtos para todas as faixas etárias.

Pode apostar no animal peludo como tema de diversos itens de sua papelaria. Considerando o tópico de inovação, citado anteriormente, vale até buscar peças diferenciadas: almofadas, acessórios para a cabeça e os tradicionais chaveirinhos são bons exemplos de itens que caem bem com a imagem das lhamas.

Diversificação de produtos

Com grandes volumes de materiais, muitas papelarias podem ser consideradas sinônimo de bazar. Isso não é ruim para os proprietários que sabem escolher os produtos certos. Como sempre, estudar as preferências dos clientes e fazer análises com base em dados de compra é fundamental para definir quais itens serão prioritários no estoque.

A expectativa é que a diversificação de produtos se mantenha como algo positivo. Assim, além de investir em elementos básicos (colas, apontadores, canetas, lápis, tintas etc.), procure trabalhar com peças divertidas e temáticas: bonecos inspirados em séries e filmes, miniaturas, figurinhas, games e até acessórios.

Proximidade com o cliente

Quem atua no varejo já percebeu, há algum tempo, que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Afinal, conseguem ter acesso rápido às novidades e contato com inúmeras lojas a apenas um clique. É esperado que esse comportamento também deixe as pessoas atentas ao que comprarão e, consequentemente, mais críticas em relação ao atendimento dos vendedores.

Nesse sentido, uma mudança forte no setor de papelaria terá foco na relação dos lojistas com o público. Os funcionários precisam estar dispostos a sair do balcão para investir em um contato mais direto com o cliente. Em outras palavras, vale a pena passar a vender de forma consultiva, de modo a fornecer detalhes e dados importantes sobre o produto.

Para isso, é importante preparar os vendedores e mantê-los sempre informados. Demonstrar interesse nos pedidos de quem chega à loja é só o início. Com o tempo, o vendedor que provar que acompanha as tendências e tem domínio do que virou notícia sairá na frente.

Venda pela internet

Mesmo contando com a presença do mundo digital em diversos âmbitos de suas vidas, muitos empresários ignoram o poder das redes nos negócios. Em pleno 2019, esse desinteresse pode representar perdas significativas de vendas e menos oportunidades para se diferenciar.

Entenda que a quantidade de pessoas que compram pela internet cresce a cada ano. Logo, é fundamental aproveitar esse número e, quem sabe, ampliar o alcance da sua loja. Com um e-commerce, você não precisa se limitar ao público local, já que qualquer pessoa poderá ter acesso aos produtos a partir das telas de dispositivos.

É claro que disponibilizar o comércio na rede exige planejamento e a escolha de uma plataforma adequada. Ainda assim, o esforço e os investimentos compensam em longo prazo. Afinal, é possível ganhar visibilidade e aumentar as vendas de diversos itens presentes no estoque.

Na loja online você também consegue criar ofertas para atrair mais pessoas e divulgar a marca. Vale a pena montar promoções e combos exclusivos para encantar seus clientes, proporcionar boas experiências e, de quebra, potencializar os resultados da sua papelaria.

Presença nas redes sociais

Um e-commerce pode ir mais longe se contar com o apoio das mídias sociais. Utilizadas com um propósito claro, redes como Instagram e Facebook se tornam ótimas aliadas de empreendedores pelo mundo. Você pode criar contas nesses espaços para divulgar conteúdos relevantes, produtos e ofertas imperdíveis.

Garantindo presença nas redes sociais, sua papelaria também mantém contato direto com clientes em potencial. Isso facilita na hora de tirar dúvidas sobre determinado item e permite às pessoas entrar em contato com os vendedores. A vantagem é que, com o tempo de uso, dá para obter dados importantes a partir da interação com o público.

E então? O que achou das principais novidades e mudanças que prometem marcar o setor de papelaria? Aproveite que 2019 está no início e prepare sua loja. Com prateleiras e expositores atrativos, você começará o ano vendendo mais e melhor!

Por fim, saiba que além de acompanhar as novidades do mercado, é preciso fazer uma gestão eficaz para garantir bons negócios e manter a clientela da sua papelaria. Leia o nosso próximo artigo que traz dicas práticas para atingir esse objetivo!