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Confira 8 dicas para vender mais na volta às aulas

18 de março de 2019

Um dos períodos do ano mais importantes para as papelarias, a volta às aulas, deve receber uma atenção especial dos gestores desse segmento, pois nessa época é possível aumentar as vendas e conquistar novos clientes como em nenhuma outra data.

Algumas providências devem ser tomadas para que o estabelecimento esteja preparado para atender à demanda da volta às aulas. E, principalmente, se deve estar à frente da concorrência para que as oportunidades de aumento das vendas não sejam perdidas.

Pensando em ajudar você nessa tarefa, elaboramos este post com algumas dicas quentíssimas sobre como se preparar para aumentar as suas vendas durante o período de volta às aulas. Vamos conferir?

1. Prepare o seu estoque

A pior coisa que pode acontecer nessa época do ano é um cliente chegar ao seu estabelecimento com as listas de material escolar dos filhos e não encontrar todos os itens. Ele, fatalmente, procurará o que faltar em outra papelaria, e você correrá o risco de perder a venda inteira por causa de um único produto.

Para que isso não aconteça, tenha certeza de que você tem no estoque tudo o que as listas de material das principais escolas estão pedindo. Faça um levantamento da quantidade de alunos das instituições que você deseja atender e não deixe faltar nada para eles.

2. Invista no atendimento de qualidade

Durante a volta às aulas é comum as papelarias terem um movimento muito acima do normal, e com isso, reduzir a qualidade do atendimento. Por isso, prepare sua equipe de vendas e atendimento para esse período tão importante e delicado e, se possível, contrate pessoal temporário para dar conta da demanda extra e não deixar nenhum cliente esperando ou insatisfeito.

Lembre-se que isso não se limita ao atendimento no balcão para auxiliar na escolha e separação dos materiais, mas a atenção deve ser redobrada nos caixas e no setor de pacote, já que nada impede o cliente de desistir na compra ainda na fila para pagá-la. Certo?

3. Disponibilize novidades

Muito pais adotam a estratégia de não levar os filhos para as compras de volta às aulas pensando em evitar os gastos extras, porém, quando você oferece novidades, eles próprios não resistem à tentação de inovar no material escolar dos filhos.

Materiais de consumo como canetas, lápis de cor, tintas, pincéis, cadernos etc., que ofereçam algum tipo de diferencial seja no design, seja na função, seja na durabilidade, certamente conquistarão a atenção e o interesse dos clientes.

4. Capriche na vitrine para a volta às aulas

Manter estratégias que atraiam os clientes até dentro da sua loja é sempre uma ótima forma de aumentar as vendas, por isso, aposte em uma vitrine capaz de mostrar todas as novidades e diversidade de produtos existentes em seu estabelecimento e garanta, que até mesmo quem está passando na rua entrará para conferir o que você tem a oferecer.

5. Aposte em temas que estão em alta

A criançada pira quando falamos nos temas que estão em alta, mesmo quando ela não está presente na hora da compra. Os produtos licenciados, com os personagens da moda, estão presentes na TV, na internet e, até mesmo, entre os coleguinhas.

Por isso, é natural que as crianças manifestem para os pais os seus desejos por determinado tema para a mochila, estojo, capa do caderno, lancheiras, garrafinhas etc.

Então, não deixe de verificar quais são os temas que estão em alta e os disponibilize para seus clientes, inclusive naquela vitrine que acabamos de citar.

6. Faça convênios com escolas da região

Outra prática interessante para aumentar as vendas na volta às aulas é firmar acordos com escolas, mantendo kits das listas dos materiais básicos, como livros e cadernos, prontos e com um preço fechado para o pacote inteiro.

Se o seu orçamento para esses itens for atrativo, os pais irão a sua loja para buscá-los e acabaram comprando os produtos complementares no seu estabelecimento também.

7. Crie programas de fidelidade e de incentivo a indicações

Lembre-se de que na busca pelos livros e materiais pedidos pela escola, um aluno indica o outro, por isso, manter um programa de descontos para quem indicar outros compradores é uma ótima forma de conquistar novos clientes.

Além disso, você deve ter o cadastro das pessoas que compraram o material na sua loja no ano anterior. Que tal oferecer algum tipo de benefícios para que elas comprem novamente com você esse ano?

8. Invista em campanhas que comuniquem os seus diferenciais

E de nada adianta oferecer aos clientes todos os benefícios que listamos nos tópicos anteriores se eles não souberem que poderão obtê-los. Por isso, capriche também nas campanhas que comunicarão essas vantagens.

Por exemplo, invista em campanhas nas redes sociais segmentando o seu público para as mamães do seu bairro ou, ainda, distribua folders ou brindes nas escolas com as quais firmar convênio. Envie e-mail marketing para os seus clientes de anos anteriores, e se conseguir acesso às listagens de alunos dos estabelecimentos de ensino com os quais fez acordo, envie e-mails para eles também.

Oferecer cupons de desconto, brindes, delivery grátis ou, até mesmo, serviços como o de encapar e etiquetar livros e cadernos, assim como outros benefícios são ótimas táticas para atrair ainda mais clientes para a sua papelaria na época da volta às aulas.

E não esqueça de aproveitar essa oportunidade para cadastrar esses novos compradores e, desse modo, ampliar a sua base de clientes para oferecer mais ofertas durante o restante do ano e, ainda, atraí-los para as compras durante a volta às aulas dos próximos períodos letivos.

Como você pôde ver ao longo deste post, oferecer um atendimento diferenciado, ter um amplo mix de produtos, inclusive temáticos e novidades, manter um bom relacionamento com instituições de ensino, e ainda, criar meios de fidelizar clientes e incentivar indicações são excelentes formas vender mais na volta às aulas.

Outro modo de estar bem preparado para a volta às aulas é ter onde comprar produtos de qualidade e manter o estoque sempre abastecido, por isso, não deixe de entender como escolher bons fornecedores, combinado?