Caligrafia e lettering: Conheça a diferença entre as técnicas
11 de agosto de 2020
Palavras têm um significado. Entretanto, além do seu conteúdo, o formato também diz muito sobre elas. Assim, as letras podem produzir um efeito visual diferente de acordo com o estilo e a criatividade de quem as produz. Para isso existem duas técnicas semelhantes, mas com diversas diferenças. Por isso, listamos abaixo as principais características da caligrafia e do lettering para esclarecer todas as dúvidas.
Confira!
Caligrafia
Também conhecida como a arte da escrita, a caligrafia tem como base o estudo e a prática das diferentes formas de grafia que são obrigatoriamente aplicadas à mão.
Dessa forma, um calígrafo pode dominar diversas técnicas que variam segundo aspectos como o modo, a direção a velocidade e a sequência dos traços. Além disso, a variedade também se dá quanto aos instrumentos usados nessa produção, podendo ser canetas bico de pena, marcadores, pincéis ou canetas finas ou grossas.
Além disso, outras características relevantes da caligrafia são que ela deve ser feita em apenas um traço e não deve ser corrigida. Por outro lado, se ela pode ser vista como um processo mais “rígido”, por outro ela tem a versatilidade de poder ser transformada posteriormente em lettering, seja pelo computador ou até mesmo de maneira manual.
O resultado final pode ser encontrado, por exemplo, em convites para formalidades e cerimônias.
Agora que você já sabe as características da caligrafia, conheça mais sobre o lettering!
Lettering
Desenhar letras invés de escrevê-las.
Essa pode ser vista como a principal diferença entre o lettering e a caligrafia.
Isso porque, diferentemente da caligrafia, o letterring não tem formas pré-definidas, elas devem ser criadas especificamente para o projeto em que será aplicado produzindo assim uma identidade única e que pode ser corrigida posteriormente.
Outra distinção entre essas duas técnicas está no fato de que o letterting pode ser feito tanto de maneira analógica quanto utilizando os meios virtuais como as mesas de desenho digital (mesas digitalizadoras) e tem uma maior liberdade de criação, podendo, por exemplo, seguir um padrão uniforme entre as letras ou tendo diferentes parâmetros entre si.
Além disso, diversamente da caligrafia, o lettering é feito com diversos traços, compondo um material que permite a leitura instantânea. Assim, a sua aplicação está presente, por exemplo, em logotipos, pôsteres e cartazes. Outra peculiaridade marcante do lettering está no fato de que, diferente da caligrafia, que habitualmente é usada tendo o papel como meio de aplicação, o lettering pode ser empregado em paredes, camisetas ou quadros.
Tipografia
Além da caligrafia e do lettering, é comum ainda que haja certa confusão com relação à tipografia, que se refere à uma área específica do design gráfico.
Indo da criação tipográfica até a sua impressão e acabamento, a tipografia está ainda relacionada à outras escolhas que compõe um layout, como por exemplo, as fontes, cores e a associação com os demais elementos que compõe o material.
Dessa maneira, diferentemente do calígrafo que cria letras e glifos e do letrista que desenha as letras, o designer de tipografia estabelece critérios que serão usados na aplicação do conjunto de caracteres.
Agora que você já conhece todas as diferenças entre caligrafia e lettering, confira o nosso catálogo e conheça mais sobre os produtos que você irá disponibilizar para os seus clientes!
-
16.05 • Giz líquido, como usar?