Blog

Receba conteúdos de qualidade em primeira mão!

Artesanato com EVA: Dicas e truques de como começar

16 de abril de 2021

Com a recém alta de trabalhos manuais, o artesanato com EVA vêm sendo cada vez mais procurado. E não é à toa, pois quando pensamos em versatilidade e baixo custo, o EVA é um dos primeiros materiais a tomar forma em nossas mentes.

A Espuma Vinílica Acetinada, ou simplesmente EVA, é um material emborrachado altamente utilizado para a produção de peças artesanais lindas que variam desde convites e máscaras até cenários temáticos completos!

Disponível em diversos modelos, texturas, estampas e espessuras, ele proporciona uma imensa liberdade  de escolha para artesãos e ainda garante um bom preço para o consumidor final.

Se você tem interesse em começar a produzir peças em EVA e não sabe como começar, não se preocupe! No texto a seguir, apresentamos algumas dicas para te iniciar nessa arte. Vem conferir!

 

 

Escolha o EVA ideal

Após a definição do item a ser produzido, começa a decisão do material a ser utilizado. E, conforme citado acima, o EVA possui uma imensidão de cores, estampas, texturas e espessuras disponíveis para a sua escolha.

 

Para trabalhos criativos e vibrantes, você pode optar por chapas com glitter, estampas ou até mesmo listras. Além de ser super válido ter folhas de diversas cores sólidas para mesclar e deixar seu projeto bonito.

 

Uma dica extra é investir nos modelos atoalhados para casos de imitação de pelos, gramas, cabelos e roupas de bonecas.

 

Produza bons cortes

Para cortar de maneira simples e rápida, o primeiro passo é marcar bem o EVA com um lápis, um palito de churrasco ou até mesmo uma agulha sem ponta.

 

Para trabalhos com peças pequenas e em baixa escala, você pode optar pelo uso de tesouras para artesanato. Basta deslizar o EVA sobre a tesoura para obter um corte mais reto ou usar as de pontas curvas para o corte de moldes. Lembrando que a lâmina sempre deve estar afiada para não enrugar o material.

 

Já peças maiores e de difícil manuseio, os estiletes acompanhados de réguas são as melhores escolhas para cortes precisos.

 

Para otimizar seu tempo e ter formatos bem mais delicados, os furadores de EVA também são ótimas opções para produzir elementos decorativos.

 

Se sua intenção for a produção em larga escala, o melhor são as facas profissionais que, com um investimento mais alto, cortam com mais precisão e rapidez.

 

Utilize moldes para agilizar a produção

A utilização de moldes te ajuda imensamente a agilizar o trabalho, pois facilita a produção em maior escala ao fazer peças idênticas.

 

Para produção de moldes você precisará utilizar o papel carbono para transferir o risco para um papel de recorte ou papel cartão. Lembrando que a transferência nunca deve ser feita direto do papel carbono para o EVA, pois pode gerar manchas.

 

 

Cole com materiais próprios para EVA

A maioria dos artesanatos com EVA envolvem a colagem de peças grandes ou pequenas. Para isto, pode ser utilizada cola quente, de contato ou colas próprias para EVA. Não use colas escolares para finalizar seu projeto, pois algumas partes podem acabar se soltando.

 

Caso opte por utilizar colas quentes, é importante se atentar que ela pode provocar ondulações no material. Por isso, utilize somente caso deseje moldar seu EVA.

 

Após finalizar seu trabalho, sempre limpe qualquer resquício extra de cola que possa ter caído em sua arte.

 

Finalize com um bom acabamento

Precisão e paciência são as palavras chaves para iniciar seu aprendizado com o EVA, pois todo artesão bem sabe como um acabamento bem feito pode dar aquele “tcham” a mais no seu trabalho.

 

Para o rosto de bonequinhos ou animais, você pode utilizar uma caneta de ponta fina para desenhar os detalhes dos olhos, bocas e nariz. Além disso, a tinta de tecido ou a tinta acrílica são super indicadas para fazer sombreamentos.

 

Evite deixar resquícios de colas e pequenos espaços de pinturas inacabadas. Além disso, seu local de trabalho e de armazenamento deve estar sempre limpo para não sujar as peças prontas.

 

Reutilize as sobras

Aproveite para utilizar aqueles pequenos retalhos cortados das peças para compor partes menores, como olhos, bocas, mosaicos e enchimentos. Em trabalhos com EVA, nada é descartado!

 

Conheça os EVA’s BRW!

Imprevistos diversos são bem comuns de acontecer quando se está iniciando algo novo, principalmente se tratando de criatividade e produção artística. Por isso, é muito importante escolher materiais de qualidade para evitar possíveis surpresas que possam comprometer totalmente a sua arte final.

 

Mas calma, com a BRW você não precisa se preocupar! Nossos EVA’s aceitam o uso de tintas, lápis de cor aquareláveis e canetinhas, além de serem facilmente moldáveis.

 

Visite nosso site e conheça as diferentes cores, texturas, espessuras e tamanhos disponíveis para começar ainda hoje a produzir peças incríveis!