Preço baixo é o fator mais importante de uma empresa? Saiba aqui!
10 de fevereiro de 2020
Você realmente acredita que a estratégia de preço baixo é a solução para alavancar o seu negócio? Pois bem, saiba que isso não é garantia de fidelização de clientes e muito menos de alta no faturamento de um negócio.
Esse tipo de estratégia não é e nunca será o principal fator de sucesso de uma empresa, muito pelo contrário! Ela é extremamente prejudicial para o seu empreendimento, pois influencia, de maneira negativa, o seu fluxo de caixa e a lucratividade.
Para evitar que essa situação se repita em sua empresa, escrevemos este artigo para mostrar a você quais são as estratégias mais eficientes para destacar o seu negócio no mercado e fidelizar clientes, mesmo sem oferecer o menor preço. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo até fim!
Tenha um posicionamento diferenciado
A partir do momento em que você tem um posicionamento diferenciado no mercado, todas as suas ações tendem a ter melhores resultados, pois é esse posicionamento que orienta todas as estratégias de marketing de uma empresa. Ou seja, é nesse momento que você definirá como a sua empresa será vista no mercado.
No entanto, é importante frisar que o posicionamento deve ser mais do que uma expectativa, mas também é preciso fazer com que o seu público queira algo que somente a sua empresa pode entregar. Essa será a sua proposta de valor.
A seguir, citamos as propostas de valor de grandes marcas do mercado para você ter uma maior noção do poder que há nessa estratégia:
- Spotify: “sua vida com trilha sonora”;
- Coca-Cola: “abra a felicidade”;
- Evernote: “Lembre de tudo”;
- Uber: “A maneira mais inteligente de andar por aí”.
Percebeu como isso atrai a atenção das pessoas e faz com que elas confiem no serviço prestado ou no produto vendido?
Ofereça um atendimento de excelência
De acordo com dados do Sebrae, um bom atendimento amplia em até 40% as vendas de uma papelaria.
Isso significa que oferecer um atendimento de qualidade é essencial para ganhar a confiança dos seus clientes e, consequentemente, aumentar a sua lucratividade. Nesse sentido, o primeiro passo é estabelecer um bom relacionamento com eles. Entender suas necessidades e responder às suas dúvidas e solicitações é indispensável para fazer com que o consumidor se sinta mais seguro na hora de fazer a sua escolha.
Além disso, também é importante mostrar empatia, isto é, colocar-se no lugar do seu cliente para conseguir perceber que ele precisa de algo e oferecer o produto certo para solucionar determinado problema.
Sendo assim, é importante ouvir com atenção as necessidades do consumidor, falar a língua dele ― para que ele entenda aonde você quer chegar ― e, assim, traçar soluções rápidas e eficientes para garantir a satisfação dele.
Saiba abordar os diferenciais da loja
Ter um diferencial é de suma importância para conquistar o seu espaço no mercado. Para estabelecer o seu, você precisa:
- conhecer bem a sua empresa: conhecer a fundo o problema que deseja resolver é fundamental para criar soluções eficientes para o consumidor;
- criar barreiras de saída: isso significa que é preciso fazer com que o cliente se torne dependente do seu produto, fazendo com que ele tenha dificuldades de escolher outra empresa que ofereça algo tão relevante e eficiente quanto o que você oferece;
- vender algo intangível: ou seja, venda um valor intangível associado aos seus produtos. Isso quer dizer que, nesse momento, também é preciso vender a experiência.
Invista na qualidade dos produtos e serviços prestados
Como você quer que seu negócio seja visto no mercado? Ser notado pela qualidade dos seus produtos ou serviços prestados é uma forma eficiente de atrair mais clientes. Dessa maneira, você conseguirá diminuir o número de devoluções/reclamações e, com isso, melhorar a experiência do consumidor com o seu negócio.
A credibilidade é um fator muito importante quando falamos em conquistar clientes. Isso porque ela faz com que o consumidor se sinta mais seguro sobre a sua decisão de compra.
Por fim, não podemos deixar de falar que a qualidade dos produtos faz com que eles sejam recomendados pelos clientes. O famoso marketing boca a boca é muito eficiente, e o melhor: não tem custos para a empresa.
Aposte em inovação e diversidade dos produtos
A inovação é algo que chama muito a atenção dos consumidores. Sendo assim, ao investir nessa ideia, você estará um passo à frente da concorrência. No caso das papelarias, por exemplo, é importante que o gestor não dependa só do volta às aulas. Nesse momento, investir em um mix de produtos é fundamental para aumentar sua receita.
Incluir, em suas prateleiras, presentes criativos e, até mesmo, personalizados é uma forma de ganhar espaço no mercado em qualquer época do ano.
Tenha em mente que o consumidor é muito exigente, então, quanto mais facilidades você oferecer a ele, maiores serão as chances de conquistá-lo.
Conheça a sua margem
Você sabe quanto de lucro os seus produtos oferecem ao seu negócio? Em caso negativo, está na hora de repensar essa questão tão importante no momento da precificação. Nesse momento, você precisa colocar todos os custos na ponta do lápis para não sair no prejuízo. Não se esqueça da curva ABC, que é um método muito eficiente para definir quais sãos os seus produtos estratégicos.
Feito isso, você pode até criar promoções e combos com mais segurança, sem comprometer o seu fluxo de caixa e, ao mesmo tempo, oferecendo preços justos aos seus potenciais clientes.
Viu só como é possível ter bons resultados mesmo sem oferecer um preço baixo? É claro que a precificação precisa condizer com a realidade do mercado, mas isso não significa que você tem que jogar o preço lá embaixo. Esse tipo de situação nem sempre é bem-vista pelo consumidor, o qual pode acreditar que a qualidade do serviço ou produto pode não ser tão boa devido à baixa no valor estipulado.
A aplicação dessas estratégias que listamos aqui ajudará a melhorar a saúde financeira da sua empresa, possibilitando um desenvolvimento sustentável.
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