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Gestão de tempo: veja como aumentar sua produtividade!

4 de dezembro de 2018

Com tanta informação para ser absorvida nos dias atuais, utilizar bem o tempo se tornou uma verdadeira necessidade. Nos negócios, é possível atingir altos níveis de produtividade com o uso de boas técnicas de gestão de tempo.

A verdade é que a administração das tarefas traz benefícios não apenas para a vida profissional, mas também para a pessoal. Isso acontece porque uma vez que conquistamos equilíbrio nos negócios, sobra tempo para se dedicar à vida pessoal.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto e conhecer técnicas de gestão de tempo? Então, continue esta leitura!

O que é gestão de tempo?

Basicamente, gestão de tempo se refere à forma como distribuímos a realização das nossas tarefas diárias, do trabalho ou não, ao longo do dia, da semana, do mês. É uma maneira de filtrar as atividades mais importantes e, assim, organizar-se melhor para alcançar maior produtividade.

Sem essa organização, é mais fácil procrastinar ou até mesmo focar em tarefas pouco produtivas. Com a necessidade crescente de entregar resultados nas empresas, gerenciar o tempo não é mais uma opção e sim uma necessidade para atingir objetivos e metas.

Qual a importância da gestão de tempo para os negócios?

O tempo é considerado um dos recursos mais importantes para as empresas, uma vez que se for bem gerenciado, aumenta a produtividade e até mesmo o bem-estar do funcionário.

Levando em conta as diversas tarefas no dia a dia de uma companhia, só é possível organizá-las e extrair o melhor de cada uma, por meio de técnicas de gestão de tempo.

Quais as dicas para fazer uma boa gestão de tempo?

A seguir, veja quais dicas separamos para fazer um bom gerenciamento do tempo e aumentar os níveis de produtividade na empresa.

Faça um planejamento

É fundamental ter um planejamento, seja ele diário, semanal ou mensal. Por meio dele, é possível organizar mentalmente o que é mais importante nesses três períodos.

Planejar também permite identificar a urgência de cada tarefa e fazer alterações quando for necessário.

Identifique os ladrões de tempo

No dia a dia existem diversas distrações que atrapalham a produtividade. Redes sociais, telefone, conversas paralelas, e-mails etc. E esses são apenas alguns exemplos.

Ao fazer a gestão de tempo, é possível reservar horários programados para essas tarefas, dando mais foco, na maior parte do dia, para o que é realmente importante nos negócios.

Aprenda a dizer não

Talvez você não saiba, mas “dizer não” é uma grande habilidade de quem precisa otimizar o tempo.

Isso quer dizer que você se compromete apenas com aquilo que é capaz e não tenta abraçar o mundo. “Dizer não” também ajuda a focar em outras ferramentas de gestão de tempo, como o planejamento e a lista de tarefas.

Faça uma lista de tarefas diárias

Assim como o planejamento, a lista de tarefas diárias tem o objetivo de organizar o que deve ser feito. Mas, nesse caso, o foco está naquilo que precisa ser feito durante o dia. Sem contar que é uma ótima maneira de driblar os ladrões de tempo e evitar a procrastinação.

Neste texto, você viu que a gestão de tempo é imprescindível para alcançar maior produtividade. Mas, é necessário não só entender sua importância, mas também colocar em prática as dicas que apresentamos para não ser prejudicado pela falta de tempo e de organização dele.

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