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Gestão de custos: saiba como aplicar nas compras da sua papelaria

1 de abril de 2019

Manter a sustentabilidade de um empreendimento depende, fundamentalmente, de um bom planejamento financeiro. No entanto, para que tudo saia conforme o esperado, é necessário que se dê a devida importância à gestão de custos, afinal, ela é uma das bases de uma boa administração das finanças de uma empresa.

Por mais que as receitas de um negócio sejam altas, sem uma boa gestão de custos, ele pode não sobreviver às ameaças do mercado, que incluem desde as ações da concorrência até as oscilações políticas e econômicas do país. Por isso, não ter um bom domínio sobre os custos pode ser fatal para uma empresa.

Pensando em ajudá-lo a entender melhor o que é a gestão de custos, qual a sua influência na conquista do sucesso, como aplicá-la de modo eficiente em uma papelaria e quais os benefícios para o seu negócio, criamos este post que abordará todos esses detalhes importantes. Então, continue lendo e confira!

O que é gestão de custos?

A gestão de custos pode ser definida como o controle administrativo de todos os custos e despesas de uma empresa — sejam fixos, sejam variáveis. Ou seja, é preciso controlar todos os investimentos e gastos gerados pela produção do produto ou serviço que será comercializado e que impactam diretamente o seu preço final.

Qual a sua importância para o sucesso de uma empresa?

Sem uma gestão de custos eficiente, é possível que a empresa não consiga obter a sustentabilidade necessária para se manter no mercado. Isso porque a falta de controle sobre esses gastos impacta não somente o caixa da companhia, mas também a aceitação dos produtos e serviços pelo consumidor e a margem de lucro obtida com as vendas.

Uma vez que a mercadoria chega à prateleira com um preço muito mais alto do que o da concorrência, se não houver algum tipo de diferenciação estratégica, ela, consequentemente, será preterida, fazendo com que a má gestão de custos impacte, até mesmo, as vendas.

Como aplicar a gestão de custos nas compras de uma papelaria?

Tudo o que é investido diretamente no produto ou serviço comercializados é considerado custo. Por isso, não se deve levar em conta só o preço pago ao fornecedor da mercadoria ou da matéria-prima, mas também outros gastos, como a energia elétrica e a água utilizadas na sua produção, os impostos sobre a comercialização ou a comissão do vendedor. Cabe salientar que esses custos só ocorrem com a venda ou a produção do produto.

Por outro lado, as despesas, que são os gastos com a manutenção estrutural da empresa e ocorrem independentemente de haver venda, como aluguéis, salários de funcionários etc., também devem ser diluídas e acrescidas ao preço final do produto.

Tanto as despesas quanto os custos podem ser fixos ou variáveis. Os fixos são os que ocorrem mensalmente; já os variáveis oscilam de acordo com o fluxo de vendas, as negociações com fornecedores e as sazonalidades —principalmente em uma papelaria, que tem períodos diferentes para vendas de produtos específicos.

Quais os benefícios para o seu negócio?

Uma boa gestão de custos mantém o controle do que se gasta para a operação da empresa, além de permitir que o produto ou serviço cheguem ao consumidor final com um preço mais acessível. Sem contar que, na busca por custos mais otimizados, pode-se chegar a opções de soluções que melhorem, inclusive, os processos e a qualidade do que é oferecido pela empresa.

Como você pôde ver ao longo deste post, a gestão de custos está no coração da administração e da execução do planejamento financeiro de uma empresa e pode custar muito caro quando negligenciada, podendo, até mesmo, causar a falência da empresa quando malfeita. Por outro lado, os resultados conquistados por meio dela são surpreendentes.

Agora que você já sabe o que é gestão de custos e como aplicá-la na sua papelaria, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este, recebendo-os em primeira mão!