Atendimento ao consumidor: como fazer de forma diferenciada
22 de agosto de 2019
No ramo de consultoria empresarial, a expressão do momento é customer centric. Segundo a opinião de muitos especialistas, orientar o atendimento ao consumidor, colocando-o como o centro de todas as ações da empresa, é fundamental para a sobrevivência no mercado.
Isso vale tanto para a venda de serviços quanto para a comercialização de produtos, ou seja, a sua papelaria pode se estabelecer mais facilmente se investir no atendimento e no relacionamento.
A função deste artigo é exatamente esta: que você entenda a importância que o atendimento adquiriu e saiba como transformar a sua empresa em um lugar em que o consumidor é visto como o centro. Para fidelizar o consumidor e melhorar as vendas, leia até o fim!
Por que o atendimento ao consumidor é importante?
O tempo dos vendedores é o seu maior ativo na papelaria. Assim, saber quando utilizá-lo e com qual cliente é a chave para vender mais.
Outra vantagem de um bom atendimento é o fato de que, se considerados os investimentos em marketing e vendas, manter um consumidor sai muito mais barato do que gerar um novo. E o ponto-chave para fidelizar é o atendimento.
Logo, é fácil entender por que o cliente se tornou o centro de todas as ações da empresa. Se você souber oferecer atendimento de qualidade e criar padrões e etapas para o trabalho dos seus colaboradores, suas vendas decolarão.
Como melhorar o atendimento?
Há diversas formas de deixar um cliente mais satisfeito. Abaixo, no entanto, vamos nos concentrar nas 3 que acreditamos que são as mais eficientes e, ao mesmo tempo, as mais fáceis de implementar.
São, também, as que servem de porta de entrada para uma visão mais profunda do atendimento e para a implementação de outras medidas.
Entenda as necessidades do cliente
Por mais óbvia que essa dica possa parecer, na maior parte das vezes, um vendedor não sabe o que um cliente quer e do que precisa. Em primeiro lugar, porque nem todo consumidor é bom em deixar claras as suas intenções de compra. Em segundo lugar, porque querer e precisar são coisas diferentes.
Muitas vezes, o que falta é um diálogo para demonstrar ao cliente que o que ele quer não é do que precisa. Se você sempre vende o que ele quer, pode causar frustração. Se demonstra o que ele precisa, será reconhecido pela objetividade e pela honestidade do seu serviço.
Invista no treinamento da equipe
A diferença entre querer e precisar é, inclusive, um ótimo tópico para acrescentar ao treinamento da equipe. Além disso, os vendedores devem ser capazes de manter contato com clientes antigos, organizar um histórico das vendas que permita acertar na indicação de novos produtos e muito mais.
Monitore as metas
Não há como avaliar o seu atendimento se você não medi-lo. Assim, é necessário criar mecanismos efetivos para compreender a relação entre as suas metas e o atendimento, de modo que fique comprovado se ele ajuda a conseguir novas vendas, fidelizando clientes.
O seu software pode contribuir para essa tarefa, mas será necessário mobilizar os vendedores em torno do objetivo. Com o tempo, eles mesmos entenderão que medir o desempenho ajuda nas vendas e no cálculo das comissões.
Comece, agora, a colocar os seus clientes no centro das ações e a caprichar no atendimento ao consumidor. Isso aumenta a fidelização e as vendas, além de ser o passo mais importante para o futuro da sua papelaria!
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