Giz de cera retrátil x convencional: qual a melhor escolha
12 de fevereiro de 2021
A essa altura, já podemos ver pézinhos ansiosos batendo no chão e pequenos dedinhos remexendo nas mochilas em busca dos materiais que vão fazer companhia em mais um novo ano letivo.
Com condições atípicas, esse semestre será um desafio e tanto para as crianças que retornam à sala de aula após tanto tempo distantes. E ainda maior para as que entram pela primeira vez.
Para ajudá-las a enfrentar essa batalha, será necessário um aliado que possa estar presente desde a primeira infância até as outras etapas de seu aprendizado. O material deve ser versátil, divertido e que traga muita segurança para os pequenos — e também para os pais.
E claro que estamos falando do giz de cera!
Quer entender um pouco das suas formas de utilização e o quão positivo ele é pro cotidiano escolar do seu filho? No texto a seguir, mostramos essas vantagens e ainda dois modelos para você decidir o seu preferido. Vem conferir!
Conhecendo o Giz de Cera
O giz de cera trata-se de um bastão colorido constituído pela mistura entre cera (tal como a parafina) e diversos pigmentos. Conta com o traço grosso e colorações vibrantes como as características mais marcantes, podendo colorir desde os mais variados papéis até alguns tecidos.
É amplamente utilizado para realização de ilustrações, esboços e preenchimentos de grandes áreas em desenhos livres ou tarefas escolares. Por ser uma figura presente dentro das salas de aula, seu material é atóxico e totalmente seguro para as crianças!
Formas de utilização
Primeira Infância
Muito mais do que um material que somente vai integrar a mochila, o giz tem um papel importante no crescimento infantil desde o aprendizado da escrita até o desenvolvimento da coordenação motora.
Na fase da primeira infância os pequenos já conseguem segurar os objetos mais grossos com firmeza e podem estimular sua criatividade com desenhos livres e de rabiscos. Além do giz auxiliar na identificação das cores e formatos diferentes.
Dica: para manter as paredes limpas e seguras, deixe sempre um bloco de papel perto do seu filho.
Ensino Fundamental
As crianças maiores podem aproveitar os benefícios mais práticos, como utilizar o giz de cera para produção de trabalhos escolares.
Seus traços grossos são excelentes para cobrir grande áreas e mesclar com outros materiais, como tintas e lápis de cor. Também podem ser aplicados na hora de aprender a colorir dentro das linhas dos desenhos.
Uso Artístico
Foi-se o tempo que o giz de cera era utilizado exclusivamente pelas crianças!
A verdade é que adolescentes e adultos também podem fazer uso deste material colorido na produção de desenhos incríveis. O giz escolar possui alta pigmentação e variedade de cores que, com as técnicas certas, podem ser responsáveis por verdadeiras obras de arte.
Artistas podem apostar principalmente no modelo de giz retrátil. Com um pouco de água e um pincel, é possível aquarelar seus projetos e garantir efeitos ainda mais bonitos e diferenciados, como na imagem abaixo.
Retrátil ou convencional?
Você já deve ter visto, e muito, o giz de cera nas listinhas escolares do seu filho. Ou até mesmo na sua própria lista, quando era criança.
Com a ponta fina e escrita macia, o convencional é o modelo mais solicitado por educadores para instigar a criatividade em crianças desde cedo. Tem a ponta fina e a escrita macia, garantindo traços grossos e bem coloridos que deslizam pelo papel. Seu corpo é mais robusto que lápis ou canetas, o que facilita ser segurado confortavelmente por mãozinhas pequenas.
Têm o baixo valor como seu maior benefício, mas a fragilidade pode ser um problema. Ainda que produzido em materiais resistentes, o giz pode quebrar com maior facilidade em caso de quedas devido seu corpo ser inteiro em cera.
Ao contrário do modelo retrátil, que tem a resistência como seu diferencial. Seu corpo é revestido com uma capa plástica protetora que evita quebras e ainda deixa as mãos limpas ao desenhar. Também possui mecanismo para controlar o tamanho disponível da ponta e tampa protetora para prolongar a vida útil do item.
O traço é próximo aos giz de cera comuns, mas as cores são bem mais vibrantes, a cobertura é mais completa e a ponta mais macia. Além disso, seu formato de caneta é anatômico, o que facilita ser pego e segurado durante longos períodos.
O giz retrátil possui maior valor agregado, mas com ele é possível conseguir uma quantidade superior de resultados. Como dissemos anteriormente, basta um pouquinho de água e você obtém um lindo efeito aquarelável.
Giz de Cera BRW
Agora que você já conhece tão bem esses materiais, que tal escolher o seu preferido e deixar seu filho bem equipado para essa volta às aulas?
Confira todos os modelos no site e encontre a papelaria mais próxima de você!
< Post anterior
Qual a melhor mídia social para minha papelaria?
Próximo post >
Maneiras de utilizar e os tipos de caneta marca-texto
-
16.05 • Giz líquido, como usar?