Como vender mais usando o instagram? Confira 16 dicas que preparamos para você!
1 de setembro de 2020
Nem só de likes vivem as redes sociais. Embora as curtidas ajudem (e muito) a alcançar um público maior e mais relevante para a sua marca, o Instagram serve também como uma vitrine virtual para os seus produtos. E, assim como toda vitrine, o seu objetivo é despertar o interesse do público para levá-lo ao destino final: a compra!
Dessa maneira, não basta apenas tirar uma foto qualquer do produto e publicar. É preciso atrair. Afinal, assim como uma vitrine bem montada e iluminada é capaz de fazer o cliente entrar e comprar, nas redes sociais o poder da imagem é o mesmo. Assim, esse momento pode ser decisivo para fazer com que o cliente compre ou não o seu produto.
As fotos dos seus produtos no Instagram não estão se tornando vendas? Saiba como produzir boas fotos e, assim, tornar essa conversão mais efetiva.
1 – Componha um cenário
Parece óbvio, mas não é.
A fotografia de um produto tem justamente o objetivo de destacar o produto.
Sendo assim, um cenário que não atinja esse propósito deve ser descartado.
Caso contrário, é possível compor esse cenário virtualmente. Para isso, utilize um fundo branco, que pode ser um ótimo caminho para que a imagem seja editada posteriormente.
2 – Determine o melhor enquadramento
O cenário ajuda a compor a imagem, mas ele não deve roubar a cena. Por isso, é preciso que todas as luzes estejam voltadas para o protagonista: o produto.
Para isso, verifique se o enquadramento está favorecendo o destaque para o produto e também aproveite para experimentar.
Tente fotografar o produto por diversos ângulos para, posteriormente, selecionar aquele que ficou melhor.
Além disso, dê a prioridade para selecionar as imagens no computador, onde é possível ter uma ideia melhor sobre como será a aplicação da imagem nas redes sociais.
3 – O sol nasce para todos: valorize a iluminação
A fotografia é, nada mais, do que escrever com a luz.
Por isso, a iluminação é fundamental e indispensável para uma boa foto de produto.
Para isso, a iluminação produzida artificialmente por meio de refletores é uma ótima opção, mas também é possível se virar sem ela. Procure sempre valorizar a luz natural dando prioridade para a produção da imagem no começo da tarde, quando o sol habitualmente colabora mais com você.
4 – Use um apoio fixo
“Opa, ficou tremida!”.
Essa frase é bastante comum quando tiramos uma foto no celular. Por isso, estabilize a câmera para fazer com que o resultado seja positivo. Para isso utilize um tripé ou procure sempre apoiar a câmera (mesmo a câmera do celular) em uma base fixa.
Esse pode ser o apoio necessário que o seu produto precisa para uma boa fotografia.
5 – Evite o zoom
Quando usamos o zoom do telefone isso faz com que a imagem tenha a sua qualidade prejudicada. Dessa maneira, se for usar o celular para tirar fotos, é preferível que você aproxime o celular e resista à tentação de dar zoom.
Se, ainda assim, a imagem não ficar tão próxima quanto você deseja, é mais recomendável recortar a imagem posteriormente na edição.
6 – Qual é o tamanho do produto?
É bastante comum encontrar na internet casos de pessoas que foram enganadas ao comprar um produto e receber algo muito menor do que esperavam.
Para tirar qualquer dúvida com relação às dimensões do produto é possível colocar ao lado dele algo que proporcione a noção de tamanho. Você pode usar essa questão inclusive, para divulgar outros produtos. Colocar um lápis ao lado de cadernos ou outros materiais de escritório pode ser uma grande chance para dar noção das dimensões, divulgar outros produtos e também colocá-lo em uma situação onde ele será, de fato, usado pelo cliente final.
Além disso, usar a legenda das redes sociais também é um artifício para dar ao cliente a noção do tamanho do produto.
7 – E a aplicação?
Lápis, canetas e outros materiais semelhantes nem sempre dão a noção exata de quando esse produto é aplicado no papel.
Por isso, é interessante colocá-lo ao lado de um papel onde você demonstra como será esse traço, a sua cor e sua aplicação prática.
8- Use esses diferentes ângulos
Selecionar apenas uma imagem que represente o produto é um ótimo passo. Mas as redes sociais, entre elas o instagram, permitem que você faça mais.
Por isso, é possível criar um carrossel com diferentes ângulos do produto e aproximando em detalhes para demonstrar ao cliente uma experiência mais próxima de como se ele tivesse o mesmo em mãos.
9 – E o filtro?
Se o intuito das fotos em redes sociais é demonstrar os produtos, é fundamental que a fotografia seja mais objetiva e fiel àquilo que o produto realmente é. Por isso, evite filtros, que podem confundir os clientes.
10 – Edite
O processo de edição de uma imagem é essencial para mostrar o produto da melhor forma. Por isso, é bastante importante aprender a editar e usar isso em favor da sua empresa.
Além da fotografia
A fotografia de produtos para o instagram é um ótimo recurso que você pode (e deve) investir para trazer mais vendas. Mas, além da foto há também muitos outros recursos do instagram para fazer com que você eleve as suas vendas. Veja quais são eles:
1 – Defina uma estratégia
Se “uma imagem vale mais do que mil palavras”, há também outro ditado que podemos aplicar para a fotografia de produtos no instagram: “Não existe vento favorável para quem não sabe aonde vai”.
Assim, por mais que as fotos dos seus produtos seja muito bem produzida, o resultado disso não será favorável se essa ação não estiver atrelada a uma estratégia.
Portanto, estabeleça metas de alcance e vendas para as publicações. Analise qual é o tipo de produto que está trazendo maior visibilidade e quais aqueles que devem ser melhorados. Além disso, analise a concorrência, veja quais são as marcas do mercado que tem maior visibilidade e o comportamento delas nas redes sociais. A partir disso, olhe para o perfil da sua própria empresa: veja quais práticas devem ser mantidas e quais devem ser descartadas.
2 – E se o cliente quiser saber mais?
Depois de ver o produto, qual é o próxima passo para a ação? Entrar no site, enviar uma mensagem?
Essa ação indicando o próximo passo deve estar na descrição de cada uma das publicações e, é lógico, isso também precisa estar na descrição do perfil, onde é possível colocar o endereço do seu site e, assim, gerar mais cliques e possíveis compras.
3 – Ofereça sempre novidades
Publicar mais de uma vez a foto de um produto não tem problema. Contanto, que essa ação não seja feita constantemente.
Afinal, ninguém quer ver sempre a mesma coisa.
Por isso, usando a dica com relação à produção das fotos, você pode usar fotos diferentes para os mesmos produtos.
Mas, acima de tudo, aposte sempre na diversidade.
4 – Fale com o seu público
Você já se imaginou entrando em uma loja e ninguém vir atendê-lo?
No instagram a sensação de abandono é a mesma caso você não responda rapidamente àqueles que enviam mensagens diretas.
Por isso, responda o quanto antes quando alguém interagir com a sua marca. Afinal, a concorrência está a apenas um clique de distância.
5 – Use Hastags
Usar adequadamente as hastags amplia a visibilidade do seu produto e da sua marca. Por isso, a cada publicação use em torno de 10 hastags que definam o seu produto, o seu mercado e também aquelas que sejam características da sua própria empresa.
Exemplo: #MateriaisEscolares #Materiaisdeescritório #Suprimentosdeescritório #SuprimentosEscolares #Caneta #CanetaColorida #BRWSuprimentos
Dessa maneira, você será alcançado por aqueles que procuram o produto específico (caneta / caneta colorida), aqueles que estão em busca de produtos relacionados ao mercado em si (Suprimentos escolares / de escritório) e também aqueles que estão em busca da sua empresa (BRW Suprimentos).
6 – Aposte nos vídeos
Além das fotografias aposte também nos vídeos. Eles proporcionam mais dinâmica para as suas publicações e conversam diretamente com aquilo que já é publicado na rede social. Isso ajuda a aproximar o seu cliente, que já está acompanhando os vídeos dos amigos na rede e, ao encontrar o seu conteúdo, pode ser impactado por isso.
E aí? Está pronto para seguir essas dicas e vender mais pelo instagram?
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