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Gestão de papelaria: dicas práticas para uma gestão eficaz

21 de novembro de 2018

As papelarias fazem parte de um dos setores mais tradicionais da economia brasileira. Sua abrangência é bem ampla, atendendo desde o público infantil até o mercado corporativo. Por esses motivos, a complexidade e a necessidade de uma boa gestão acabam sendo aspectos essenciais para o negócio.

Nesse cenário, a inovação e o planejamento se tornam indispensáveis para o crescimento da empresa, e isso começa no modo de fazer a gestão de papelaria.

Mas como fazer uma boa gestão do negócio, equilibrando rentabilidade, gestão de estoques e fluxo de caixa? É sobre isso que falaremos neste post. Confira nossas dicas!

Qual a importância da boa gestão do negócio?

A gestão empresarial é o coração do negócio. Dali partem as decisões que ditarão o rumo da empresa. Afinal, quem não tem estratégia faz parte do plano de alguém. Por isso, é importante que os empresários do setor organizem seus processos e tomem ações mais efetivas para atrair seus clientes e conquistar a confiança do seu público.

Quanto mais sólida e otimizada for essa gestão, melhores serão os resultados. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas que contribuirão para aperfeiçoar seus processos internos e sua gestão de uma forma geral.

Como a gestão de papelaria pode ser aprimorada?

Controle de estoque

Na gestão de papelaria, o controle de estoque é um dos processos vitais para o bom desempenho do negócio, é muito importante e bastante crítico. Afinal, um bom mix de produtos demanda um estoque considerável, estruturado e disponível para bem atender seus clientes.

A ideia aqui é de maneira estratégica, identificar fornecedores parceiros que suportem a papelaria em sua gestão de estoque com uma boa variedade de produtos, eficácia e flexibilidade de atendimento.

Tudo isso exige um bom planejamento de compras, que inclui:

  • definição de estoques mínimos e estoques de segurança;
  • avaliação proativa da demanda, considerando sazonalidades naturais ao negócio, como natal, dia das crianças e, em especial, o período de volta às aulas;
  • desenvolvimento de fornecedores de confiança, estáveis e com boa imagem no mercado;
  • negociação de prazos adequados ao fluxo de caixa da papelaria;
  • implantação de indicadores simples e objetivos, como giro de estoque, prazo médio de estocagem, obsolescência de produtos e quebra de estoque.

Definição de mix de produtos

Uma verdade básica aqui é: a diversificação de produtos é essencial para manter a vantagem competitiva da papelaria. Isso significa que vender cadernos e canetas não é suficiente. É necessário dispor para o consumidor diversos modelos, cores e estampas — e ficar de olho nas tendências do mercado.

Mais uma vez, um bom relacionamento com fornecedores é muito importante. Por que, se você precisa definir um mix de produtos variado, será necessário comprar em menor quantidade, o que nem sempre é aceito por alguns fornecedores. Assim, encontrar um parceiro que já possua um mix de produtos diversificado é mais interessante.

Além disso, não fique dependente da volta às aulas. Aproveite também as datas comemorativas, como dia dos namorados, dia dos pais e das mães para ampliar o leque de produtos da sua papelaria.

Treinamento de equipe

Investir tempo e dinheiro no treinamento e desenvolvimento da equipe é essencial para o bom desempenho do negócio.

É fundamental que seus colaboradores estejam munidos de habilidades, conhecimentos e atitudes suficientes para prestar o melhor atendimento possível. Lembre-se de que seu capital humano é a peça-chave para fechar vendas e encantar o cliente.

Essa atenção especial com seu quadro de funcionários se inicia antes mesmo de eles fazerem parte da sua equipe, o que envolve estruturar adequadamente seu processo de recrutamento e seleção. Então, dê atenção aos seguintes passos:

  • defina corretamente o perfil da sua equipe, considerando conhecimentos, habilidades e atitudes;
  • identifique os canais de comunicação mais efetivos para recrutar os melhores profissionais: LinkedIn, site próprio, rede de contatos, entre outros;
  • selecione os melhores colaboradores.

Passadas essas etapas, pense em estratégias que visem o desenvolvimento e a retenção dos seus profissionais. Você pode começar por elaborar um plano de treinamento anual, considerando as competências desejadas, como técnicas de vendas, gestão de varejo, marketing pessoal e aspectos comportamentais.

Marketing de loja

Atualmente, o Marketing se tornou uma das disciplinas mais amplas, passando tanto por aspectos visuais da fachada, quanto pela organização interna do ponto de venda.

Por isso, o empreendedor precisa se atentar não somente aos cuidados mais básicos, como limpeza, conservação e iluminação, mas também a estratégias que aprimorem a experiência do cliente e reforcem a identidade da marca.

É importante também divulgar sua marca. Procure saber quais são as mídias mais utilizadas pelo seu público e invista nelas. Além dos canais tradicionais de divulgação, aposte nos meios online, como redes sociais e blogs. Sim, o ambiente digital abriu um vasto horizonte para expandir os negócios e proporcionar ao cliente um modo de conhecer e comprar seus produtos.

Outra ótima dica é aproveitar períodos de baixa temporada para realizar eventos que atraiam seu público à papelaria. Que tal promover aulas de arte para crianças ou palestras sobre organização e produtividade? Com isso, você consegue divulgar seus produtos e ao mesmo tempo fidelizar seus clientes.

Não há dúvida de que a boa gestão de papelaria exige um planejamento estratégico adequado a fim de alcançar os objetivos do negócio. Estamos certos de que, seguindo essas dicas, você garantirá a competitividade da sua empresa e fará com que ela cresça ainda mais.

Gostou das dicas? Tem outra sugestão para uma gestão mais eficaz? Compartilhe conosco nos comentários!