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Fidelização: 5 dicas para cativar o cliente da sua papelaria

30 de agosto de 2019

O consumidor está hoje mergulhado em um mar de alternativas, marcas, produtos e serviços dos mais variados. Nesse vasto oceano, quem levantará as velas rumo ao seu negócio? Na maior parte das vezes, será o comprador fiel. Ele já conhece o trajeto e sabe onde encontrar o que precisa sem pensar duas vezes. Isso é fruto de uma estratégia de fidelização de clientes.

Fazer a sua papelaria se destacar em meio a tantas outras pode não ser uma tarefa fácil. Mas com as técnicas certas, você conquistará o seu cliente.

Pensando nisso, preparamos este post para compartilhar algumas dicas que o ajudarão nessa estratégia!

Os benefícios da fidelização

A fidelização é uma estratégia que traz muitas vantagens. Vamos considerar as principais delas.

Garante maior sustentabilidade ao negócio

Abrir um empreendimento é um grande desafio. Mas mantê-lo ativo e em constante crescimento é um obstáculo maior. A dinâmica dos negócios é muito orgânica, ou seja, eles devem “nascer”, crescer e se manter competitivos (ou vivos).

Sustentar isso depende muito do relacionamento com o seu público, uma vez que eles são a fonte de receita para manter o seu fluxo operacional. É a fidelização de clientes que ajuda o seu negócio a alcançar a sustentabilidade de mercado.

Cria defensores da marca

Podemos dizer que o cliente fiel se tornará um novo canal de divulgação do seu negócio. Ele recomendará para amigos, colegas e parentes. Alguns, até mesmo, fazem isso em redes sociais, o que amplia ainda mais a raio de propagação desse efeito. Assim, a fidelização de clientes gerará ainda mais vendas.

Gera clientes fiéis que gastam mais

Um estudo realizado pela ThinkJar revelou que 55% dos consumidores estão mais propensos a pagar mais caro quando percebem que o bom atendimento é garantido e sabem que terão uma boa experiência de consumo — uma característica dos clientes fiéis.

5 dicas para cativar seus clientes

1. Capriche no atendimento

O atendimento é um dos pontos-chave para garantir uma boa experiência de compra em sua loja. Isso inclui ter funcionários bem treinados, educados, atenciosos e proativos. Mas você precisa ir além desse básico.

Fique atento ao que há de novidade no mercado, saiba como fazer seu negócio se adaptar às novas necessidades do consumidor, adote formas de pagamento ágeis e modernas, aposte em um design organizado, colorido e atrativo e use sua criatividade.

Lembre-se de que você vende mais do que produtos, você vende um valor. Isso significa que é preciso investir na experiência de compra. Para isso, o cliente precisa se sentir imerso em um ambiente agradável, motivador e cativante. Dentro desse contexto, ele estará muito mais propenso a voltar a comprar no seu estabelecimento.

2. Ofereça vantagens

As vantagens que você fornece ao seu cliente são um dos seus diferenciais em relação à concorrência. Programas de benefícios, brindes e descontos especiais são apenas algumas das estratégias que você pode adotar para motivar seu cliente a voltar à sua loja.

Uma ferramenta interessante é o cartão de loja. Nele, é possível fornecer parcelamentos e descontos exclusivos para clientes.

Mas não vale oferecer algum benefício que não seja de interesse dos seus clientes. Por isso, é importante descobrir o que eles gostariam de ganhar.

3. Entenda o seu público

Quem são as pessoas que entram no seu ponto de venda? Elas fazem parte de um centro comercial próximo? Universitários? Estudantes de uma escola pública da região? Esses dados são fundamentais para você definir o que é importante para eles e, com base nisso, montar um mix de produtos que atenda às suas necessidades.

Existem algumas perguntas essenciais que o ajudarão a entender melhor seu público:

  • Qual o perfil sociodemográfico?
  • Quais é o seu padrão de comportamento?
  • O que ele deseja quando entra em sua loja?
  • Que necessidades do seu público os seus produtos suprem?
  • Em que momentos ele mais precisa dos seus produtos?

É importante que sua equipe esteja bem treinada para entender as necessidades dos clientes que chegam ao ponto de venda e saibam quando fazer uma oferta mais personalizada. O consumidor precisa perceber que é compreendido, que sua empresa está disposta a resolver seus problemas.

4. Deixe abertas as portas da comunicação

Esteja aberto a sugestões e reclamações. Esse retorno pode vir no contato pessoal, em formulários impressos ou mesmo por meio de outras ferramentas. O importante é deixar o cliente à vontade para expor suas necessidades, opiniões e desejos em relação ao seu negócio.

Para isso, é importante que a empresa invista em um canal de atendimento que seja adequado ao negócio. Você pode avaliar desde os mais tradicionais, como o telefone e e-mail, como meios mais modernos, como WhatsApp e redes sociais.

Dessa forma, o cliente poderá escolher o modo mais conveniente e confortável para entrar em contato e fazer críticas ou sugestões.

A comunicação deve ocorrer também em outra direção. É preciso abrir canais para que você divulgue seus produtos e serviços e, ainda, mantenha seu público sempre informado sobre o que ocorre em sua papelaria.

Então, que tal investir em campanhas de relacionamento, direcionando o envio de newsletters para públicos específicos? Essas mensagens podem ser muito úteis para divulgar novos produtos, eventos, palestras, entre outros serviços em primeira mão.

5. Direcione suas estratégias para o cliente certo

Talvez você perceba que seu público é bem heterogêneo. De fato, no ponto de venda, normalmente haverá clientes de diversos segmentos e com diferentes objetivos. Mas, para que suas estratégias sejam realmente eficazes, é importante direcionar suas ações para as pessoas certas.

Por exemplo, quem são seus clientes em potencial? Qual público poderá tem maiores chances de retorno? Qual deles poderá promover uma lucratividade maior ao negócio?

Não adianta querer acolher todos os públicos. Pensar em atender todos os nichos com qualidade não é realístico e nem viável. O foco, porém, ajudará sua loja a se tornar referência para seus clientes.

A fidelização de clientes se resume em um conjunto de ações que visa conquistar o consumidor para garantir um negócio mais sustentável. Assim, lembre-se de que essa estratégia não é opcional, mas uma necessidade em um mercado cada vez mais competitivo.

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