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Mix de produtos em papelaria: importância e como investir

20 de fevereiro de 2020

Para que se tenha uma receita recorrente, durante todo o ano, é preciso investir em produtos que sejam vendáveis em qualquer época, especialmente quando estamos falando de papelarias, que têm, na natureza do negócio, um mix de produtos com a tendência a vender mais no período de volta às aulas.

Acontece que, mesmo nesse segmento que carrega o rótulo de ser sazonal, é possível manter uma receita estável em todos os meses do ano e aproveitar as épocas em que as vendas aumentam para faturar uma grana extra, que poderá servir, até mesmo, para ampliar o negócio.

Para isso, é necessário que se entenda a importância de investir em um mix de produtos diferenciado, capaz de atender a todos os perfis de público consumidor de uma papelaria. Além disso, saber como criá-lo de modo eficiente é a chave para o sucesso. É sobre isso que conversaremos neste post. Acompanhe!

Qual a importância de inovar no mix de produtos de uma papelaria?

Muito mais do que em qualquer outro segmento, ter um mix de produtos inovador e diversificado em uma papelaria é fundamental para que ela tenha sucesso nas vendas. Nos tópicos a seguir, você entenderá as vantagens e a importância de investir nisso.

Vender durante todo o ano

A mais óbvia e, ao mesmo tempo, mais perseguida por proprietários de papelaria é conseguir manter as vendas estáveis durante todo o ano. E, claro, se a sua papelaria só oferece artigos escolares, ela só venderá no período de volta às aulas. Portanto, se você quer vender nos outros meses do ano, precisa ter um mix diversificado.

Ampliar os públicos atendidos

Com um mix variado e inovador, você será capaz de atender a novos públicos, além dos estudantes, o que inclui escritórios, artesãos, amantes da leitura e muitos outros tipos de consumidores.

Você pode deixar o seu negócio muito mais abrangente, por exemplo, investindo em artigos para presentes e decoração de festas de aniversário, que, além de tornarem o seu público mais amplo, garantirão vendas mais frequentes para estudantes que, antes, costumavam comprar somente na volta às aulas.

Aproveitar sazonalidades

Durante todo o ano, há diversas datas comemorativas que podem ajudar a aumentar as vendas de uma papelaria se ela investir no mix de produtos adequado. Veja alguns exemplos a seguir:

  • carnaval: máscaras, confete, serpentina etc.;
  • Páscoa: caixas de presentes temáticas, coelhinhos de pelúcia, entre outros;
  • dia das mães: cartões, embalagens para presentes, lembrancinhas personalizadas com o tema e muito mais;
  • dia dos namorados: pelúcias, cartões, caixas de presente decoradas etc.;
  • dia das crianças: brinquedos educativos, livros infantis, caixa de presentes, entre outros;
  • Natal: papéis e caixa de presentes, fitas e laços decorativos, enfeites para árvore de Natal etc.

Só nesses exemplos citados acima, já existe a possibilidade de vendas em, pelo menos, 6 do 12 meses do ano, além do período de volta às aulas e, ainda, com um intervalo entre eles, que garante, ao menos, um evento a cada 2 meses.

Como investir em um bom mix de produtos para papelaria?

Agora que você sabe quais períodos do ano aproveitar para ampliar o seu mix de produtos, entenda o que deve levar em consideração, além da época, na hora de escolher cada item.

Conheça muito bem os seus clientes

Entender as necessidades dos clientes é fundamental para qualquer passo dado no seu negócio. Portanto, se você tem muitas empresas com escritório por perto, oferecer itens para esse tipo de público é fundamental. Se sua loja fica em um shopping de alto padrão, ter um espaço de leitura, com um café, pode ser uma excelente opção para o público que o frequenta.

Tenha atenção às tendências do setor

A cada ano, novos produtos licenciados são lançados no mercado, normalmente ligados a temas e personagens em alta, como os de filmes e séries de sucesso. Por isso, ter atenção a esses lançamentos e às expectativas do público em relação a eles é essencial para manter um mix sempre atualizado e alinhado às tendências de consumo.

Não perca a concorrência de vista

Saber o que está funcionando bem para a concorrência também é de extrema importância, principalmente, se o seu objetivo é inovar. Para isso, é necessário que você seja capaz de oferecer o mesmo que ela e mais alguma coisa que não esteja disponível em outros estabelecimentos.

Conte com a parceria de fornecedores estratégicos

Para ter o seu estoque completo mesmo em períodos de maiores vendas, é necessário contar com um bom fornecedor. Além disso, bons parceiros comerciais são capazes de sugerir itens para o seu mix de produtos de acordo com o registro de vendas deles próprios.

Quais produtos não podem faltar no mix de uma papelaria?

Para completar, citaremos, a seguir, brevemente, alguns tipos de produtos que vendem o ano todo e não podem deixar de estar nas suas prateleiras. Veja só!

Presentes e lembrancinhas

Aniversários e outras datas comemorativas pessoais acontecem durante todo o ano, por isso, itens relacionados não podem faltar. Alguns exemplos são canecas decoradas, porta-celulares de mesa, porta-retratos, entre outros itens, principalmente os que são capazes de expressar sentimentos.

Artigos para escritório e informática

Esses também são sinônimos de vendas garantidas durante todo o ano. Qual escritório não precisa de canetas, blocos de anotações, post-its, cartuchos de impressoras, folhas de sulfite, mouse pads etc.? Então, não há razões para não oferecer itens como esses na sua papelaria.

Itens de decoração para festas temáticas

Pela mesma razão que os presentes, os itens de decoração para festas também vendem durante todo o ano, inclusive para fidelizar os clientes do período de volta às aulas, já que é muito comum que sejam organizadas festinhas de aniversário na escola, por exemplo.

Por isso, bexigas, chapeuzinhos, caixinhas e saquinhos para lembrancinhas — tudo com o mesmo tema — são capazes de garantir vendas frequentes. Isso sem contar que um aniversariante indica a sua loja para outro.

Materiais para artesanato e pintura

Os materiais para pintura e artesanato, como pincéis, tintas, cola, fita adesiva, telas e papéis especiais, vendem tanto na volta às aulas quanto para outros públicos durante o resto do ano. Principalmente agora, com os vídeos do YouTube que ensinam diversas técnicas de DIY (do it yourself).

Obras literárias de sucesso

Quando pensamos em livros em papelaria, logo imaginamos que somente serão encontrados os didáticos e paradidáticos, porém, esses são os que vendem somente no período de volta às aulas.

Investir em obras de romance, suspense e aventuras, por exemplo, principalmente nos que estão nos primeiros lugares em vendas ou foram recém-lançados, é um modo de expandir os horizontes da sua papelaria e, ainda, abre a oportunidade para a criação de um espaço de leitura que aumentará a circulação de clientes na sua loja.

Se você vende online, tenha certeza de que grandes títulos atrairão muitas visitas para o seu e-commerce, que podem vir a comprar outros produtos além dos livros.

Com você viu ao longo deste post, que pode ser um guia para você compor o seu mix de produtos, é possível garantir as vendas durante todo o ano com um bom planejamento e muita criatividade para oferecer itens cada vez mais inovadores aos seus clientes.

Para isso, contar com um bom fornecedor é fundamental. Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar você a ter um mix de produtos inovador e vendável o ano inteiro.