Blog

Receba conteúdos de qualidade em primeira mão!

Lápis x Lapiseira: Qual a diferença e qual escolher?

28 de março de 2023

lápis e lapiseira lado a lado em cima de uma folha de caderno com as pontas em paralelo

Se na hora da compra dos materiais escolares pintou aquela dúvida clássica sobre escolher lápis ou lapiseira, não precisa esquentar a cabeça. Afinal, nós preparamos um post exclusivo para explicar as principais diferenças entre os dois itens, suas melhores aplicações e, claro, muitas dicas para ajudar você nessa decisão.

Sendo assim, sem muitas delongas, podemos ir direto ao ponto e conhecer mais a fundo o que difere os lápis e as lapiseiras na prática.

Vamos começar? Então, boa leitura!

Tecnicamente, o que diferencia um lápis de uma lapiseira?

O lápis é um instrumento de escrita milenar e praticamente faz parte de toda a história humana. Já a lapiseira, apesar de também ser bem antiga, pode ser considerada  uma versão mais “moderna” e dinâmica, por conta de seu funcionamento.

Mas vamos lá! Por uma visão mais técnica, o lápis é um material de madeira ou plástico que contém um núcleo fixo de grafite em seu interior. Assim, para que ele seja usado, é preciso também um apontador, que ao longo do tempo vai afiando a ponta do material e, consequentemente, consumindo toda a estrutura do instrumento.

Por outro lado, a lapiseira funciona como um compartimento mais durável e utiliza minas de grafites finas ao invés de uma ponta fixa como a do lápis.

Dessa forma, a estrutura da lapiseira não precisa ser apontada e as minas de grafites podem ser substituídas periodicamente com novos refis.

Quais são as diferenças entre lápis e lapiseira na prática?

Depois de entender o lado conceitual e mais técnico entre um lápis e uma lapiseira, podemos destacar agora alguns dos principais diferenciais práticos desses dois itens escolares. Ou seja, como eles atuam numa rotina de estudos ou de trabalho. Por isso, confira alguns aspectos a seguir:

  • Ponta – A ponta do lápis é feita de grafite, enquanto a ponta da lapiseira é geralmente uma fina ponta de metal que mantém a mina de grafite;

ponta de lapiseira

  • Traço – Os traços do lápis costumam ser mais suaves e esfumaçados, enquanto a lapiseira produz um traço mais nítido e preciso;
  • Afiação – Os lápis precisam ser afiados regularmente para manter a ponta fina e afiada, enquanto as lapiseiras não precisam ser afiadas. Basta clicar no botão para avançar a ponta;
  • Recarregável – As lapiseiras podem ser recarregadas com novas minas, enquanto os lápis precisam ser substituídos quando o grafite acaba;
  • Variedade de cores – Lápis podem ser encontrados em uma ampla variedade de cores, enquanto a lapiseira é geralmente disponível apenas em preto, azul ou vermelho.
  • Preço – As lapiseiras costumam ser mais caras do que os lápis, especialmente se considerarmos o custo das minas adicionais.

Qual a melhor opção para os estudos: lápis ou lapiseira?

Já deu para entender bem algumas diferentes práticas e técnicas sobre ambos os instrumentos, certo? Mas afinal, o que é melhor para a rotina de um estudante: lápis ou lapiseira?

Bom, a melhor resposta não pode ser outra: depende muito de sua preferência e aplicações! Ou seja, não é possível definir exatamente se uma coisa é melhor do que a outra, já que ambas as opções atendem perfeitamente às principais necessidades de qualquer aluno.

Aliás, nada impede também de ter os dois instrumentos em seu estojo escolar, né? Por isso, essa decisão é muito particular e varia de pessoa para pessoa.

Mas, para reforçar algumas vantagens específicas dos lápis e das lapiseiras, podemos destacar que a primeira opção tem um uso bem popular para desenhos, esboços e notas que requerem um traço mais suave e flexível.

pessoa fazendo desenhos com um lápis

Já a segunda costuma ser escolhida para escrever, fazer anotações precisas e realizar tarefas que exigem uma linha mais nítida e definida.

Ambos têm suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha depende da preferência pessoal do usuário e do tipo de trabalho que será realizado.

Os lápis e lapiseiras da BRW: encontre suas melhores opções com a marca.

A BRW é uma marca nacional e conta com um catálogo completo e variado de produtos escolares de todos os tipos e estilos. E claro, isso engloba também uma diversidade grande de lápis e lapiseiras de alta qualidade.

Sendo assim, consulte em sua papelaria se eles trabalham com a marca, pois dessa forma, você terá a certeza de investir em um material muito mais durável, resistente e bonito.

Enfim, essas são as principais diferenças entre lápis e lapiseira e algumas dicas para ajudar você a escolher a melhor opção conforme suas necessidades. Ou como bem sugerimos, por que não ter os dois também em seu estojo?

Curtiu? Quer mais dicas sobre materiais escolares específicos? Então, aproveite para ler também nosso próximo post e descubra como um bom marca-texto pode auxiliar em seus estudos. Boa leitura!